Politécnico

de Viseu

Quarenta anos

a gerar futuro

Em 26 de dezembro de 1979, foi determinada a criação do Politécnico de Viseu (PV) como parte da rede de estabelecimentos do ensino superior politécnico em Portugal. É neste contexto que se comemoram os 40 anos do ensino superior politécnico em Viseu, cujas primeiras aulas decorreram três anos depois, com o início da atividade da Escola Superior de Educação de Viseu, em março de 1983.

A história de 40 anos e as estórias de professores, alunos, funcionários, parceiros, cooperantes, amigos… serão recordadas — e celebradas —  durante cinco meses, nestas «Comemorações dos 40 anos do PV». A contribuir para o sucesso desta iniciativa, estão envolvidas as várias unidades orgânicas e os serviços do PV, ligando a atual comunidade escolar com as gerações anteriores, as cidades com a instituição, as pessoas com o território.

A presidência do Politécnico de Viseu

Nascido a 26 de Dezembro.

O Politécnico de Viseu [PV] vai comemorar os seus quarenta anos, nasceu no dia 26 de  Dezembro de 1979.

 

No dia a seguir ao Natal daquele ano e a uma semana de ser substituído, o governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, através do Decreto-Lei nº 513-T/79, fez nascer a “rede de estabelecimentos do ensino superior politécnico” que se viria a revelar de extrema importância para o país e para a nossa região.

 

Depois, já se sabe, tudo o que nasce quer viver e, felizmente, nestas quatro décadas não tem faltado gente, no PV e fora dele, a trabalhar para o fazer crescer, solidificar-se, tornar-se rigoroso, inclusivo, uma instituição de referência a nível local, nacional e internacional.

 

Entre Dezembro e Maio, estas comemorações — que vão combinar grandes e pequenos eventos, no PV e fora dele — pretendem honrar todos os que fizeram e fazem as suas Unidades Orgânicas, a sua História, as suas histórias, os seus sucessos, os seus insucessos, e convidam a região e os seus protagonistas para uma reflexão sobre o caminho percorrido nestes quarenta anos e sobre os caminhos a percorrer no futuro.

O comissário

Joaquim Alexandre Rodrigues

CONTACTOS

Politécnico de Viseu

Avenida Coronel José Maria Vale de Andrade

Campus Politécnico

3504 - 510 VISEU

40anos@sc.ipv.pt

+351 232 480 700