Colóquio CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO: NOVOS OLHARES

12 março, quinta-feira

Museu Nacional Grão Vasco

INICIATIVA ADIADA - No seguimento do Despacho N.º 21/2020 da presidência do Politécnico de Viseu, relativo à suspensão de atividades letivas, "são canceladas os eventos públicos em espaços exteriores ao IPV nos quais este é co-organizador, nomeadamente os integrados no Programa de Comemorações dos 40 Anos. Oportunamente será indicada nova data para a realização desta iniciativa.

As primeiras referências documentais à existência de uma via que atravessava a região de Viseu e que se dirigia a Santiago de Compostela datam do século XII. No decurso dos séculos, milhares de peregrinos calcorrearam estradas viseenses com destino ao túmulo do Apóstolo. Nos séculos XIX e XX o Caminho do Interior, à semelhança de diversas rotas de peregrinação portuguesas, entrou em declínio. Em 2007, no contexto da valorização e afirmação das rotas jacobeias, foram referenciados vários itinerários, entre as quais o Caminho do Interior que partia de Viseu em direção a Chaves com ligação à fronteira por Verín. O traçado foi aberto, sinalizado e inaugurado oficialmente em 2012, a partir da antiga rota que passava pela região. Com este evento, em forma de colóquio, pretende-se observar o Caminho Português Interior de Santiago numa perspetiva multidisciplinar, valorizando quer aspetos históricos, patrimoniais, culturais e religiosos, quer aspetos económicos, sociais e lúdicos relevantes para o desenvolvimento local e regional. Terá como público-alvo a comunidade viseense.

PROGRAMA / INTERVENIENTES
O Caminho Português do Interior no passado: aspetos históricos e religiosos dos peregrinos e itinerários de peregrinação – João Nunes (IPV/ESEV)
Cultura e património: políticas de conservação e valorização do Caminho de Santiago – Odete Paiva (MNGV)
O Caminho de Santiago enquanto instrumento de desenvolvimento local e regional –- Vítor Martinho (IPV/ESAV)