"FAHRENHEIT 451 - GRAU DE DESTRUIÇÃO"
de François Truffaut,
Reino Unido, 1966

26 março, quinta-feira

Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude

INICIATIVA ADIADA - No seguimento do Despacho N.º 21/2020 da presidência do Politécnico de Viseu, relativo à suspensão de atividades letivas, "são canceladas os eventos públicos em espaços exteriores ao IPV nos quais este é co-organizador, nomeadamente os integrados no Programa de Comemorações dos 40 Anos. Oportunamente será indicada nova data para a realização desta iniciativa.

Num futuro hipotético, os livros e toda a forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, para suprimir o pensamento próprio e silenciar ideias. Adaptado do romance de Ray Bradbury (publicado em 1953, em pleno Macarthismo), 451º Fahrenheit refere-se à temperatura a que arde um livro. O protagonista é um bombeiro, parte de uma brigada de destruição, até que uma mulher o convence a desobedecer à lei e tornar-se um leitor.
A escolha desta distopia para o ciclo de sessões deste programa não pode deixar de ser vista à luz das zonas mais sombrias do nosso inquietante presente.

Em 2020, ano em que se celebra o 40.º aniversário do Politécnico de Viseu, o Cine Clube dedica um ciclo de cinema, em março, a obras em que o conhecimento ocupa um lugar soberano. Para isso, foram selecionadas quatro projeções que colocam em destaque o papel da educação e o seu contexto sócio-político, e os desafios que hoje se colocam à humanidade.
Comunidade em geral
Iniciativa
CINECLUBE DE VISEU

Acesso gratuito do pessoal docente, discente, funcionários do Politécnico