Relatório de atividades do Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Viseu 2019 8
Em termos gerais podemos dizer que a tipologia de casos é semelhante à de anos anteriores,
sendo de realçar que o “Apoio a alunos dos PALOP, Horários, Funcionamento dos Serviços
Académicos, ou a Qualidade, atendimento e higiene dos bares e cantinas”, por exemplo, não
merecem qualquer referência ou apreciação crítica há mais de dois anos.
O contacto com as diversas Unidades Orgânicas e serviços do PV ocorreram ao longo de todo o
ano, sempre que a Provedoria o solicitou, normalmente na sequência da necessidade de
analisar casos concretos apresentados pelos estudantes. O diálogo e a cooperação
estabelecidos quer com as Direções, Presidentes dos Conselhos Pedagógicos ou docentes têm
facilitado a agilização dos processos e a obtenção de resultados positivos, em prol dos
estudantes e do funcionamento da instituição.
Ao longo de 2019, foram formalizados 23 processos apresentados por estudantes do PV, no
âmbito da esfera de competências da Provedoria do Estudante. Cada um destes processos foi
avaliado e encaminhado de acordo com cada situação, sendo a sua análise apresentada, de
forma sucinta, no ponto 4 deste relatório.
Durante os procedimentos necessários à análise dos processos abertos, estabeleceram-se,
quando necessário, contatos com os Presidentes das Associações de Estudantes e com os
responsáveis pelas entidades envolvidas (Escolas, Departamentos, Diretores de Curso, Serviços
de Ação Social, etc), de forma encontrar a melhor forma de atuar na resolução dos problemas
encontrados e de minimizar possíveis conflitos. A intervenção da Provedoria do Estudante foi,
sobretudo, de mediação das situações apresentadas pelos estudantes, tendo-se procurado
encontrar soluções entre as partes envolvidas, à semelhança do que se verificou nos anos
anteriores.
Foi também preocupação da Provedoria, sempre que possível, a participação em atividades
organizadas por estudantes e/ou órgãos do PV e outras de promoção e participação da
instituição na sociedade, o que contribuiu para reforçar a presença da Provedoria do Estudante
na vida académica. Embora nem sempre tenha sido possível estar presente ou participar em
todos esses eventos, já que muitos deles se sobrepunham com actividades docentes ou outras
actividades da Provedoria, procurou-se estar presente, designadamente na recepção aos novos
alunos do PV, na Caminhada Solidária para com os alunos com necessidades Educativas
Especiais, em Comemorações das Tunas ou de Associações de Estudantes, nas tomadas de
posse de diversos órgãos Institucionais ou outras ações solidárias desenvolvidas nas várias
Unidades Orgânicas.
Tal como nos anos anteriores, realizou-se a 25 de Outubro de 2019 na Universidade de Évora, o
IX Encontro Nacional de Provedores do Estudante do Ensino Superior, público e privado,
universitário e politécnico, com a presença 25 Provedores do Estudante, entre os quais o
Provedor do Estudante do PV. Neste encontro, foram abordadas, durante a manhã, questões
relativas à “Mediação e Gestão de Conflitos” e, da parte da tarde, a da criação de um órgão de
representação dos Provedores dos Estudantes em Portugal com a criação da Rede de
Provedores do Estudante (RPE). Constituída a mesa, da qual fez parte como Secretário o
Provedor do PV, foi aprovada, pela Assembleia Geral a constituição da associação privada, sem
fins lucrativos, da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPE),
aprovados os seus estatutos e eleita primeira direção desta associação. A Comissão Executiva é
presidida pela Prof.ª Berta Batista do Politécnico do Porto, a mesa da Assembleia Geral é
Presidida pelo Prof. Carlos Costa da Universidade do Porto, sendo o Provedor do Politécnico de
Viseu Secretário e como Presidente do Conselho Fiscal o Prof. Trindade Nunes do Politécnico de
Lisboa. Foi também aprovada a realização do XI encontro de Provedores do Estudante no
Politécnico de Viseu.