Apoios Especiais

Exploração de metodologias online no desenvolvimento de competências na área do audiovisual

CANDIDATURA APOIADA NO ÂMBITO DOS APOIOS ESPECIAIS DO IPV

TIPOLOGIA Projetos que se destinem a implementar metodologias de aprendizagem ativa

RESPONSÁVEL DO PROJETO Sónia Ferreira / Teresa Gouveia


 

APRESENTAÇÃO

O conteúdo audiovisual é uma ferramenta influente de comunicação que acompanha gerações há décadas, mas que carece de investimento no que diz respeito à formação e educação. É objetivo deste projeto conceber e promover outras formas de ensino-aprendizagem, especificamente em contexto online, na área do audiovisual. O curso oferece um contacto privilegiado com especialistas convidados dos contextos empresarial e educacional, permitindo obter conhecimentos e desenvolver capacidades para a produção de um projeto audiovisual. Assim, a metodologia de ensino e a tecnologia de suporte devem ser desenvolvidas de modo a responder às necessidades não só da formação, como dos formandos. Os aspetos técnicos, os fluxos de comunicação e o design de interação são importantes na implementação da plataforma de sustentação do curso. No início e no final da formação, os participantes serão convidados a responder a dois questionários. Um de caracterização de participantes e expetativas e outro de satisfação e de perceção sobre a formação.


 

EQUIPA

A equipa do projeto é composta por elementos com formação heterogénea, integrando áreas multidisciplinares como produção audiovisual, educação, prática pedagógica, design, informática, programação e multimédia. A sinergia de conhecimentos é criada pela rede de professores e investigadores dos Institutos Politécnicos de Viseu, Guarda e Leiria e da Universidade de Salamanca.

André Samuel Barbosa – Instituto Politécnico de Viseu

Carla Freire – Instituto Politécnico de Leiria

Carlos Canelas – Instituto Politécnico da Guarda

Catarina Mangas – Instituto Politécnico de Leiria

Filomena Antunes Sobral – Instituto Politécnico de Viseu

Jorge Martín Domíngues – Universidade de Salamanca

Nídia Salomé Morais – Instituto Politécnico de Viseu

Nuno Fragata Marques – Instituto Politécnico de Leiria

Pedro Rito – Instituto Politécnico de Viseu

Sónia Ferreira – Instituto Politécnico de Viseu

Teresa Gouveia – Instituto Politécnico de Viseu


 

RESULTADOS ESPERADOS

Face à nova realidade imposta pela Pandemia de Covid-19, é amplamente reconhecida a necessidade de implementação de estratégias que promovam experiências e oportunidades aos nossos alunos, agora em contextos não presenciais. Diretamente relacionado com os cursos ministrados no Politécnico de Viseu e nos Politécnicos de Guarda e Leiria (rede de parceiros), a apresentação desta proposta visa atingir como resultados:

i) desenvolver, testar e implementar uma plataforma online para a disponibilização de cursos online;

ii) apresentar uma proposta de formação online e gratuita na área do audiovisual através de metodologias de ensino online, disponível a todos alunos dos Politécnicos de Viseu, Guarda e Leiria, mediante inscrição;

iii) reforçar a rede de parcerias entre Politécnicos;

iv) estabelecer parcerias com profissionais do tecido empresarial da área do audiovisual;

v) permitir aos alunos/formandos um contacto privilegiado com profissionais da área;

vi) complementar a formação ministrada nos diversos cursos ou criar novas competências, prevendo um impacto positivo na qualidade dos alunos das organizações;

vii) refletir sobre sistemas de formação online e a sua importância em contextos excecionais;

viii) divulgar os resultados em dois artigos em revistas ou conferências indexadas.


CALENDÁRIO

Na fase 1, gestão do projeto e sustentabilidade, o foco principal é garantir que todas as atividades atribuídas ao projeto estão perfeitamente integradas de forma a atingir os objetivos propostos. Serão agendadas reuniões regulares com a equipa e estabelecidas formas de comunicação. A articulação entre as várias fases do projeto é constante.

A fase 2, desenvolvimento da plataforma e dos conteúdos de formação, será mais complexa e é previsto estar finalizada em finais setembro de 2021.

A fase 3, divulgação e implementação, será dedicada aos processos de publicitação da formação, inscrição e desenvolvimento online. O curso será de gratuito, sem horário, mas restrito a um período de formação de 4/5 semanas, previsto para outubro de 2021.

A fase 4, questionário de caracterização dos participantes e de satisfação, contempla o desenvolvimento, validação, implementação de um questionário aplicado no final da formação e análise dos dados. Prevê-se uma duração de 3 meses, 2 meses em simultâneo com a fase anterior.


ATIVIDADES

As atividades previstas para garantir a implementação do projeto são:

– desenvolvimento da plataforma online para a disponibilização do curso;

– elaboração dos materiais educativos a integrar na formação;

– criação de materiais de marketing para a divulgação do curso;

– dinamização do curso online;

– preparação, validação e implementação de um questionário aplicado no final;

– e publicação dos resultados do projeto.


SITE Em construção

CONTACTO: sonia.ferreira@esev.ipv.pt ( sonia.ferreiraesev.ipv.pt ) / tgouveia@esev.ipv.pt ( tgouveiaesev.ipv.pt )

FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO

10.000,00 €

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