Apoios Especiais
Exploração de metodologias online no desenvolvimento de competências na área do audiovisual
CANDIDATURA APOIADA NO ÂMBITO DOS APOIOS ESPECIAIS DO IPV
TIPOLOGIA Projetos que se destinem a implementar metodologias de aprendizagem ativa
RESPONSÁVEL DO PROJETO Sónia Ferreira / Teresa Gouveia
APRESENTAÇÃO
O conteúdo audiovisual é uma ferramenta influente de comunicação que acompanha gerações há décadas, mas que carece de investimento no que diz respeito à formação e educação. É objetivo deste projeto conceber e promover outras formas de ensino-aprendizagem, especificamente em contexto online, na área do audiovisual. O curso oferece um contacto privilegiado com especialistas convidados dos contextos empresarial e educacional, permitindo obter conhecimentos e desenvolver capacidades para a produção de um projeto audiovisual. Assim, a metodologia de ensino e a tecnologia de suporte devem ser desenvolvidas de modo a responder às necessidades não só da formação, como dos formandos. Os aspetos técnicos, os fluxos de comunicação e o design de interação são importantes na implementação da plataforma de sustentação do curso. No início e no final da formação, os participantes serão convidados a responder a dois questionários. Um de caracterização de participantes e expetativas e outro de satisfação e de perceção sobre a formação.
EQUIPA
A equipa do projeto é composta por elementos com formação heterogénea, integrando áreas multidisciplinares como produção audiovisual, educação, prática pedagógica, design, informática, programação e multimédia. A sinergia de conhecimentos é criada pela rede de professores e investigadores dos Institutos Politécnicos de Viseu, Guarda e Leiria e da Universidade de Salamanca.
André Samuel Barbosa – Instituto Politécnico de Viseu
Carla Freire – Instituto Politécnico de Leiria
Carlos Canelas – Instituto Politécnico da Guarda
Catarina Mangas – Instituto Politécnico de Leiria
Filomena Antunes Sobral – Instituto Politécnico de Viseu
Jorge Martín Domíngues – Universidade de Salamanca
Nídia Salomé Morais – Instituto Politécnico de Viseu
Nuno Fragata Marques – Instituto Politécnico de Leiria
Pedro Rito – Instituto Politécnico de Viseu
Sónia Ferreira – Instituto Politécnico de Viseu
Teresa Gouveia – Instituto Politécnico de Viseu
RESULTADOS ESPERADOS
Face à nova realidade imposta pela Pandemia de Covid-19, é amplamente reconhecida a necessidade de implementação de estratégias que promovam experiências e oportunidades aos nossos alunos, agora em contextos não presenciais. Diretamente relacionado com os cursos ministrados no Politécnico de Viseu e nos Politécnicos de Guarda e Leiria (rede de parceiros), a apresentação desta proposta visa atingir como resultados:
i) desenvolver, testar e implementar uma plataforma online para a disponibilização de cursos online;
ii) apresentar uma proposta de formação online e gratuita na área do audiovisual através de metodologias de ensino online, disponível a todos alunos dos Politécnicos de Viseu, Guarda e Leiria, mediante inscrição;
iii) reforçar a rede de parcerias entre Politécnicos;
iv) estabelecer parcerias com profissionais do tecido empresarial da área do audiovisual;
v) permitir aos alunos/formandos um contacto privilegiado com profissionais da área;
vi) complementar a formação ministrada nos diversos cursos ou criar novas competências, prevendo um impacto positivo na qualidade dos alunos das organizações;
vii) refletir sobre sistemas de formação online e a sua importância em contextos excecionais;
viii) divulgar os resultados em dois artigos em revistas ou conferências indexadas.
CALENDÁRIO
Na fase 1, gestão do projeto e sustentabilidade, o foco principal é garantir que todas as atividades atribuídas ao projeto estão perfeitamente integradas de forma a atingir os objetivos propostos. Serão agendadas reuniões regulares com a equipa e estabelecidas formas de comunicação. A articulação entre as várias fases do projeto é constante.
A fase 2, desenvolvimento da plataforma e dos conteúdos de formação, será mais complexa e é previsto estar finalizada em finais setembro de 2021.
A fase 3, divulgação e implementação, será dedicada aos processos de publicitação da formação, inscrição e desenvolvimento online. O curso será de gratuito, sem horário, mas restrito a um período de formação de 4/5 semanas, previsto para outubro de 2021.
A fase 4, questionário de caracterização dos participantes e de satisfação, contempla o desenvolvimento, validação, implementação de um questionário aplicado no final da formação e análise dos dados. Prevê-se uma duração de 3 meses, 2 meses em simultâneo com a fase anterior.
ATIVIDADES
As atividades previstas para garantir a implementação do projeto são:
– desenvolvimento da plataforma online para a disponibilização do curso;
– elaboração dos materiais educativos a integrar na formação;
– criação de materiais de marketing para a divulgação do curso;
– dinamização do curso online;
– preparação, validação e implementação de um questionário aplicado no final;
– e publicação dos resultados do projeto.
SITE Em construção
CONTACTO: sonia.ferreira@esev.ipv.pt ( sonia.ferreiraesev.ipv.pt ) / tgouveia@esev.ipv.pt ( tgouveiaesev.ipv.pt )
FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO
10.000,00 €