Estudar

Escolas

Oferta Formativa

Acesso ao Ensino Superior

Projetos de oferta formativa

Vias Profissionalizantes

Rede PEPER

Maiores de 23 Anos

GAES

Uma Instituição à tua medida

O Instituto Politécnico de Viseu congrega cinco escolas superiores: Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

Com uma rede formativa abrangente, o IPV agrega a excelência da sua formação, ministrada por um corpo docente altamente qualificado, a condições ímpares de estudo e investigação.

arquitetura_1@2x

Acesso ao Ensino Superior

O ensino superior português organiza-se num sistema binário que integra o ensino universitário e o ensino politécnico e é ministrado em instituições públicas e privadas.

O ensino politécnico é orientado por uma perspetiva de investigação aplicada e de desenvolvimento, dirigido à compreensão e solução de problemas concretos e visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais.

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) é a única Instituição de Ensino Superior público no distrito. A oferta formativa das cinco Escolas Superiores do IPV está disponível em vários ciclos de estudo: CTeSP, Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e Pós-Licenciaturas.
As opções de acesso ao IPV são indicadas separadamente para estudantes nacionais e internacionais.

Projetos de oferta formativa

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são ciclos de estudo de ensino superior que têm a duração de quatro semestres letivos, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).
O funcionamento dos CTeSP é apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO2020, inserido no eixo prioritário para desenvolver o potencial humano, investindo na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida.

Ativos em 2019, 2020 e 2021

CTeSP’s apoiados pelo CENTRO – Instituto Politécnico de Viseu

  • CENTRO-03-5368-FSE-00036 – Apoio a 18 CTeSP’s, com 176 formandos, com início em 28.09.2020 e términus em 30.09.2022. | abrir
  • CENTRO-03-5368-FSE-00029 – Apoio a 18 CTeSP’s, com 244 formandos, com início em 16.09.2019 e términus em 21.09.2021. | abrir

Vias Profissionalizantes

Informação acerca do concurso especial para acesso e ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.

Rede PEPER

Na primeira fase de candidaturas, os candidatos que concluam as respetivas ofertas educativas e formativas nas escolas e noutras entidades da REDE PEPER, TÊM PRIORIDADE NA OCUPAÇÃO DE ATÉ 50 % DAS VAGAS que sejam fixadas nos cursos de licenciatura para os quais reúnam as condições de ingresso.

Estudantes_3

Maiores de 23 Anos

Este concurso especial abrange os estudantes que sejam maiores de 23 anos.

GAES

Tendo em vista uma articulação e harmonização de serviços entre as instituições de ensino superior público e a Direção Geral do Ensino Superior, DGES, designadamente no que respeita ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, foram criados Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior, GAES, em todas as instituições de ensino superior público das capitais de distrito.

Em Viseu, o GAES está instalado no Instituto Politécnico de Viseu, Campus Politécnico de Repeses.

Pin It on Pinterest