Apoios Especiais

Fazer A Diferença, Não Fazendo Diferença

Melhoria da integração e inclusão dos Estudantes com Necessidades Educativas Específicas (ENEE) do Politécnico de Viseu, visando uma educação de qualidade e em equidade, e sensibilização da comunidade académica para as dificuldades com que estes estudantes se debatem.

CANDIDATURA APOIADA NO ÂMBITO DOS APOIOS ESPECIAIS DO IPV

TIPOLOGIA Projetos “fora de competição”

RESPONSÁVEL DO PROJETO Cristina Peixoto

APRESENTAÇÃO

No universo de estudantes com NEE, cabe às Instituições do Ensino Superior (IES} adequar e proporcionar os meios necessários para uma aprendizagem que garanta educação de qualidade e equidade. Para atingir tais objetivos, urge sensibilizar a comunidade académica para as diferentes particularidades com que se

confrontam no espaço académico. Por outro lado, a informação deve ser veiculada de modo a ser interpretada por todos, tal como as atividades do foro institucional. Da mesma forma, as condições sociais que enfrentamos no dia a dia, fruto da pandemia que nos assola, as dificuldades financeiras, por esta agravadas, a responsabilidade individual da gestão diária, a eventual ausência de suporte familiar e dificuldades de adaptação ao meio académico são variáveis que afetam a desempenho académico e estão relacionadas com problemas de saúde mental, nomeadamente a depressão e o suicidio, um novo paradigma a enfrentar nas IES. Considerando ainda que o PV definiu como prioridade, a partir de 2019, a melhoria da integração/inclusão dos seus estudantes com NEE, a par da importância de continuar a garantir o rigor e a qualidade dos serviços prestados, procuramos oportunidades que permitam cumprir tais desígnios.

SITE: www.estgv.ipv.pt/fazer-a-diferenca/

FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO