Apresentação

Mensagem do Presidente

José dos Santos Costa

PRESIDÊNCIA

João Vinhas

VICE-PRESIDENTE

Professor Coordenador da ESTGV (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu), é docente desta Escola desde 1988.
É doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora; obteve o grau de Mestre em Física Aplicada pela Universidade de Aveiro e é licenciado em Física pela Universidade de Coimbra.
Foi Presidente da ESTGV, desde 2019 até à data atual, tendo também ali exercido o cargo de Vice-Presidente, entre 2011-2019. Foi também membro da Assembleia de Representantes, desde 2019 e do Conselho Técnico-Científico, desde 2012.

Helena Vala

VICE-PRESIDENTE

Professora Coordenadora da ESAV (Escola Superior Agrária de Viseu) é doutorada em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e licenciada em Medicina Veterinária, pela mesma universidade, onde também realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, em 1996, e obteve a agregação em 2019, em Ciências Veterinárias, Ramo Sanidade.
Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, desempenhou cargos de gestão, tendo iniciado as suas funções organizacionais como Diretora de Departamento, de 2000 a 2009; foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo, de 2003 a 2006; Presidente do Conselho Científico, de 2009 a 2013 e Presidente da Assembleia de Representantes, de 2012 a 2018.

João Paulo Balula

VICE-PRESIDENTE

Professor Coordenador da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu), é docente daquela Escola desde 1991.
É doutorado em Didática pela Universidade de Aveiro; Mestre em Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra e licenciado em Humanidades, incluindo o Ramo de Formação Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa.
Foi Vice-Presidente da ESEV, de 2009 a 2016, e Presidente a partir de 2016.

História, visão e missão

O Instituto Politécnico de Viseu é uma instituição de ensino superior de direito público ao serviço da sociedade, que tem como objetivos a qualificação de alto nível, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional.
Valoriza a atividade de docentes, investigadores e não docentes, estimula a formação intelectual e profissional dos seus estudantes e assegura condições para que todos os cidadãos devidamente habilitados possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida.
Promove a mobilidade efetiva de estudantes e diplomados, a nível nacional e internacional. Tem o direito e o dever de participar em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico. Tem ainda o dever de contribuir para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, e disponibilizando os recursos necessários a esses fins.

O Instituto Politécnico de Viseu, adiante designado por IPV é, de acordo com a Lei n.º 62/2007 de 10 de Setembro e os seus Estatutos, uma instituição de ensino superior de direito público, dotada de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa financeira e patrimonial. A missão, atribuições, natureza jurídica e princípios orientadores do IPV encontram‐se consagradas nos artigos 1.º a 4.º dos seus Estatutos, que foram homologados pelo Despacho normativo n.º12‐A/2009 de 23 de Março do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e publicados no DR, 2.ª série, Nº 61 de 27 de Março de 2009.

Pin It on Pinterest