Apresentação
Mensagem do Presidente
José dos Santos Costa
PRESIDÊNCIA
João Vinhas
VICE-PRESIDENTE
É doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora; obteve o grau de Mestre em Física Aplicada pela Universidade de Aveiro e é licenciado em Física pela Universidade de Coimbra.
Foi Presidente da ESTGV, desde 2019 até à data atual, tendo também ali exercido o cargo de Vice-Presidente, entre 2011-2019. Foi também membro da Assembleia de Representantes, desde 2019 e do Conselho Técnico-Científico, desde 2012.
Helena Vala
VICE-PRESIDENTE
Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, desempenhou cargos de gestão, tendo iniciado as suas funções organizacionais como Diretora de Departamento, de 2000 a 2009; foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo, de 2003 a 2006; Presidente do Conselho Científico, de 2009 a 2013 e Presidente da Assembleia de Representantes, de 2012 a 2018.
João Paulo Balula
VICE-PRESIDENTE
É doutorado em Didática pela Universidade de Aveiro; Mestre em Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra e licenciado em Humanidades, incluindo o Ramo de Formação Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa.
Foi Vice-Presidente da ESEV, de 2009 a 2016, e Presidente a partir de 2016.
História, visão e missão
O Instituto Politécnico de Viseu é uma instituição de ensino superior de direito público ao serviço da sociedade, que tem como objetivos a qualificação de alto nível, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional.
Valoriza a atividade de docentes, investigadores e não docentes, estimula a formação intelectual e profissional dos seus estudantes e assegura condições para que todos os cidadãos devidamente habilitados possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida.
Promove a mobilidade efetiva de estudantes e diplomados, a nível nacional e internacional. Tem o direito e o dever de participar em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico. Tem ainda o dever de contribuir para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, e disponibilizando os recursos necessários a esses fins.
O Instituto Politécnico de Viseu, adiante designado por IPV é, de acordo com a Lei n.º 62/2007 de 10 de Setembro e os seus Estatutos, uma instituição de ensino superior de direito público, dotada de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa financeira e patrimonial. A missão, atribuições, natureza jurídica e princípios orientadores do IPV encontram‐se consagradas nos artigos 1.º a 4.º dos seus Estatutos, que foram homologados pelo Despacho normativo n.º12‐A/2009 de 23 de Março do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e publicados no DR, 2.ª série, Nº 61 de 27 de Março de 2009.
Plano Estratégico