Viver em Viseu

Viver em Lamego

Viver em Viseu

Beira Alta – região central de Portugal – zona de planalto, a meio caminho entre o Oceano Atlântico e a fronteira espanhola, rodeada de montanhas: Leomil, Montemuro, Lapa, Arada, Estrela e Caramulo. O distrito de Viseu é atravessado por vários rios e seus afluentes: Mondego, Vouga, Paiva, Mel, Pavia…).

Área do Concelho: 507,2 Km2 (inclui 25 freguesias).

Clima: Caracterizado por uma temperatura máxima média de 28.4ºc, uma temperatura mínima média de 2.1ºc, um nível de pluviosidade médio de 1230mm3 e uma temperatura média anual de 13ºc. Ainda que existam na região vários micro-climas, os invernos são usualmente frios e chuvosos e os verões quentes e secos. No entanto, é bem possível que, entre fevereiro e março, se possam apreciar alguns dias quentes e solarengos.

Habitantes: 99.693 (censos de 2021).

Viver em Lamego

Lamego é uma cidade portuguesa no distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com 24.315 habitantes distribuídos por 18 freguesias, é a segunda maior cidade do distrito. O município está situado na margem sul do rio Douro, fazia parte da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro e, segundo alguns, fazia parte da Beira Transmontana, da qual era a principal cidade. Considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.

Localização: O município é limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sueste por Tarouca, a sudoeste por Castro Daire e a oeste por Resende.

Área do Concelho: 165,39 km²

Clima: A região do Douro, na qual se integra a cidade de Lamego, caracteriza-se por ter invernos muito frios e rigorosos e verões bastante quentes e secos. As temperaturas médias anuais variam entre os 11,8 e os 16,5ºC. A precipitação é muito variável ao longo do ano, apresentando os seus valores mais elevados nos meses de Dezembro e Janeiro (entre 50,6 mm e 204,3 mm) e mais baixos em julho ou agosto (entre 6,9 mm e 16,2 mm).

Habitantes do Concelho: 24.315 habitantes (censos 2011)

Pin It on Pinterest