Doutoramento

Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental

Sobre

O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental (SA3) assenta na transversalidade e interdisciplinaridade de áreas distintas, fundamentais para o desenvolvimento do mundo rural e que constituem o cerne da atuação dos quatro Institutos Politécnicos que o acolhem (Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Santarém) e do centro de investigação CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade que todos integram.

A área predominante é a Agricultura a que se junta a Proteção do Ambiente e as Indústrias Alimentares, para além da Floresta e dos Recursos Naturais.

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos:

  1. a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal na área das Ciências Agrárias, Ciência Animal, Alimentar, Ambientais, Biológicas, Naturais ou áreas afins;
  2. b) Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pela Comissão Científica;
  3. c) Detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pela Comissão Científica. 

O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao Programa Doutoral e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou o reconhecimento desse grau.

Objetivos gerais

O programa de doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental (SA3) visa formar massa crítica e profissionais de elevado nível, com competências para apoiar o desenvolvimento de áreas rurais em regiões vulneráveis face às alterações climáticas e socioeconómicas, como a Região Centro de Portugal.

Para enfrentar os problemas de degradação e perda de capacidade produtiva e rendimentos são necessárias novas soluções que passam por formar uma massa crítica de indivíduos de alto desempenho que analisem o status quo, promovam uma visão de desenvolvimento sustentável específica para cada região rural, concebam estratégias e implementem ações que possam reverter a tendência de degradação.

O Programa de Doutoramento SA3 está inserido na missão dos quatro Politécnicos que o acolhem:

  • Politécnico de Coimbra
  • Politécnico de Castelo Branco
  • Politécnico de Viseu
  • Politécnico de Santarém

Tendo por base o papel de relevo destas instituições no desenvolvimento regional das regiões rurais e dos setores agroalimentares e florestais em que se integram e, não menos relevante, com o envolvimento ativo do CERNAS, o presente Doutoramento reforça a sua atuação no ensino, através de uma aposta diferenciada na investigação e desenvolvimento da Comunidade.

No IPC, a participação no Programa de Doutoramento SA3 cabe à Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) que, mercê da sua experiência em atividades de inovação, investigação e apoio à Comunidade, esteve na origem da constituição do CERNAS e mantém um papel ativo na sua dinamização enquanto entidade com implantação regional de alto nível.

Objetivos de aprendizagem

Os doutorandos em SA3 adquirirão competências, em linha com o artigo 28.º do DL 65/2018, para criar conhecimento, realizar investigação original e resolver problemas complexos enfrentados pelo mundo rural e pelo setor agroalimentar, nomeadamente:

  • Compreensão profunda das complexidades e nuances do sistema agroalimentar, da semente ao prato, abrangendo as dimensões ambiental, socioeconómica e tecnológica;
  • Mentalidade interdisciplinar, integrando conceitos de agronomia, floresta, ambiente e tecnologia para enfrentar os desafios da sustentabilidade agroalimentar;
  • Capacidade de usar metodologias de investigação rigorosas, que conduzam a soluções inovadoras;
  • Pensamento sistémico, discernindo a interligação entre os vários intervenientes e processos agroalimentares e os seus impactos ambientais;
  • Capacidade de comunicar claramente ideias complexas a públicos diversificados;
  • Visão das práticas éticas no domínio agroalimentar e do desenvolvimento, ao nível da equidade, inclusão e sustentabilidade.

Aspetos particulares

O Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental (SA3):

  1. Responde às necessidades da Sociedade e dos doutorandos, no que respeita às questões ambientais, ao papel da agricultura, da floresta e da produção alimentar.
  2. Destina-se a preparar profissionais de elevada qualidade para enfrentar os problemas do mundo rural e dos sectores agroalimentares num contexto de mudança em que é necessário mitigar a vulnerabilidade e desenvolver novas soluções competitivas, necessárias para tornar o território sustentável.
  3. É promovido por quatro instituições de acolhimento (IPC, IPCB, IPV e IPS) que dispõem de pessoal docente e de investigação qualificado, com um elevado número de (co)supervisões a nível de doutoramentos e um relevante desempenho de investigação de acordo com as normas internacionais.
  4. Para aumentar os impactos no tecido produtivo, privilegia uma dimensão profissional dos projectos de doutoramento em ambiente não académico contemplando, através de diversas parcerias existentes entre as entidades de acolhimento e entidades externas, um estágio, de pelo menos 12 meses, numa organização não académica.
  5. Tem uma relevância acrescida pelo facto de a Região Centro de Portugal ser muito vulnerável às alterações globais, sendo que a abordagem integrada dos problemas complexos que o mundo rural e os sectores agroalimentares enfrentam está em linha com cursos similares em toda a Europa.
  6. Está planeado de forma a fomentar o pensamento crítico nas suas dimensões reflexiva, cognitiva e de propensão, induzindo a formação de competências cognitivas avançadas, necessárias à implementação de soluções inovadoras nas dimensões de visão, estratégia e ação.
  7. Prevê um número de admissões (25) que garante um acompanhamento próximo e apoio individualizado dos doutorandos, seja durante a lecionação, seja durante as atividades de investigação.
  8. Pretende, logo no primeiro semestre, proporcionar uma visão alargada sobre as zonas rurais e os sectores agroalimentar e ambiental e a opção por unidades curriculares vocacionadas para o desenvolvimento de competências para a realização dos trabalhos de tese dos doutorandos, usando uma metodologia de aprendizagem prática baseada em problemas (PBL), concebida para se alinhar com os requisitos individuais.