Estudante Internacional

Sobre

O Instituto Politécnico de Viseu, é composto por 6 Unidades Orgânicas: 5 Escolas Superiores, mais, Serviços de Ação Social.

Escola Superior Agrária de Viseu

(ESAV) Criada oficialmente em 19 de dezembro de 1994 (DL n.º 304/94), é uma das unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu. A ESAV pretende transmitir e divulgar o conhecimento, com vista à formação de estudantes com elevado nível de competências nas áreas das ciências agrárias, alimentares e veterinárias; promover a investigação aplicada e sua divulgação, o intercâmbio cultural, científico e tecnológico com instituições congéneres, nacionais e internacionais e o relacionamento com o tecido empresarial, de forma a contribuir para o desenvolvimento da região e do país.

Escola Superior de Educação de Viseu

(ESEV) a primeira a ser criada em Portugal, é um marco incontornável na história da formação de professores no nosso país. A sua existência ativa remonta a 1980. No entanto, a sua inauguração solene e o início das atividades letivas ocorre somente a 26 de março de 1983. A ESEV tornou-se, desta forma, a primeira Escola de um Instituto Politécnico a entrar em funcionamento em Portugal.

Escola Superior de Saúde de Viseu

(ESSV) resultou da reconversão da Escola Superior de Enfermagem (Portaria n.º 216/2005, de 24 de fevereiro). A Escola Superior de Enfermagem de Viseu foi criada pela Portaria n.º 228/71, de 01 de maio, tendo iniciado as suas atividades pedagógicas e científicas ao serviço da formação em Enfermagem em outubro de 1974. A sua integração como Unidade Orgânica do IPV ocorreu em janeiro de 2001. Em fevereiro de 2005 foi feita a sua reconversão para Escola Superior de Saúde. Atualmente, desenvolve formação ao nível de Licenciatura, Mestrado, Pós-licenciatura e Pós-graduação.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

(ESTGL) A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego foi criada pelo Decreto-Lei 264/99, de 14 de julho. As suas atividades letivas tiveram início em 2000/2001. A ESTGL caracteriza-se pela formação inicial em domínios científicos que mais diretamente possam intervir na atividade dos setores económico-produtivo e cultural da sua área preferencial de abrangência, constituída pelo norte do distrito de Viseu, na denominada sub-região do Douro Sul. A ESTGL ministra atualmente cursos bietápicos e pretende desenvolver outras áreas de formação igualmente relacionadas com a gestão, serviço social, administração, turismo, informática e novas tecnologias.

Mas, a vida desta Instituição são as Pessoas. Aqueles milhares de alunos, professores e funcionários que aguardam por ti.

ler mais

O Instituto Politécnico de Viseu constitui hoje uma realidade incontornável da cidade, da região e do país, sendo considerado fator estruturante de primeiríssimo plano. Os espaços físicos que ocupa e as suas multifacetadas instalações conferem-lhe uma dimensão ímpar no âmbito do ensino superior público em Portugal.

Do Campus Politécnico (a 5 minutos, a pé, do centro da cidade), com as suas modernas e funcionais instalações pedagógicas, administrativas e sociais, espaços verdes amplos, zonas desportivas e de lazer, mais de um milhar de lugares de estacionamento automóvel (uma oferta preciosa nas grandes cidades do nosso tempo); aos históricos edifícios da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, bem no centro das cidades de Viseu e de Lamego, à Quinta da Alagoa e ao bulício de formação das engenharias agrárias que nela se desenvolve, e à Escola Superior de Saúde, paredes-meias com o Hospital de São Teotónio, o todo institucional bem poderá considerar-se um verdadeiro universo de múltiplas formações para a vida.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

(ESTGV) é uma unidade orgânica de ensino e de investigação. A ESTGV, enquanto estabelecimento de ensino superior, é um centro de criação, difusão e transmissão de cultura, ciência e tecnologia, articulando as suas atividades nos domínios do ensino, da formação profissional, da investigação e da prestação de serviços à comunidade. A ESTGV rege-se por padrões de qualidade que asseguram formação adequada às necessidades da comunidade em que se insere.