Acesso ao Ensino Superior Licenciaturas
Concurso Nacional
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean ullamcorper diam ut felis euismod, et tincidunt mi cursus. Sed sagittis enim turpis, nec posuere lacus consectetur tempus. Nunc sit amet felis a nisi tincidunt cursus. Sed pharetra, massa ut sollicitudin suscipit, nulla erat feugiat ipsum, eget tincidunt magna sapien quis metus.
Concursos Especiais
Os concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior destinam-se aos estudantes que reúnam , identificadas em cada uma das modalidades de concurso, tratando-se de uma forma de acesso autónoma, distinta do Concurso Nacional (candidatura ao ensino superior público), dos Concursos Institucionais (candidatura ao ensino superior privado) e dos Regimes Especiais (candidatura ao ensino superior público e ao ensino superior privado para estudantes com condições habilitacionais e pessoais específicas).
No âmbito dos concursos especiais, as escolas superiores do Politécnico de Viseu estabelecem quais os concursos, vagas e critérios de seriação e desempate para cada um dos seus pares instituição/curso.
Os prazos em que devem ser praticados os atos para o acesso e ingresso no ensino superior, em cada ano letivo, através dos concursos especiais, são também fixados pelo Presidente do Politécnico de Viseu e publicados no sítio da instituição na Internet.
Maiores de 23 anos
Este concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente
- sejam maiores de 23 anos;
- não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;
- sejam titulares das provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas nas Instituições de Ensino Superior;
- satisfaçam os pré-requisitos exigidos pelo par instituição/curso pretendido;
- não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional, regulado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.
Concurso Especial Vias Profissionalizantes
Concurso destinado a alunos titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.
Cada Instituição de Ensino Superior, em cada ano, determina os ciclos de estudos e áreas para os quais deseja abrir vagas ao abrigo do presente concurso especial de ingresso.
Mudança de par instituição/curso e Reingresso
A mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e/ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.
O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.
No âmbito destes regimes, são definidas em cada uma das escolas superiores do Politécnico de Viseu, as condições habilitacionais a satisfazer e os critérios de seriação e desempate para cada um dos seus pares instituição/curso.
Os prazos em que devem ser praticados os atos e as limitações quantitativas no regime de mudança de par instituição/curso, em cada ano letivo, são também fixados pelo Presidente do Politécnico de Viseu e publicados no sítio da instituição na Internet.
Gabinete de Acesso ao Ensino Superior -GAES
O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) do Politécnico de Viseu funciona em articulação com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
Este gabinete presta apoio aos candidatos nas três fases de candidatura do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, bem como nas candidaturas ao abrigo dos regimes especiais.