Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Apoios Especiais

Exploração de metodologias online no desenvolvimento de competências na área do audiovisual

CANDIDATURA APOIADA NO ÂMBITO DOS APOIOS ESPECIAIS DO IPV

TIPOLOGIA Projetos que se destinem a implementar metodologias de aprendizagem ativa

RESPONSÁVEL DO PROJETO Sónia Ferreira / Teresa Gouveia


 

APRESENTAÇÃO

O conteúdo audiovisual é uma ferramenta influente de comunicação que acompanha gerações há décadas, mas que carece de investimento no que diz respeito à formação e educação. É objetivo deste projeto conceber e promover outras formas de ensino-aprendizagem, especificamente em contexto online, na área do audiovisual. O curso oferece um contacto privilegiado com especialistas convidados dos contextos empresarial e educacional, permitindo obter conhecimentos e desenvolver capacidades para a produção de um projeto audiovisual. Assim, a metodologia de ensino e a tecnologia de suporte devem ser desenvolvidas de modo a responder às necessidades não só da formação, como dos formandos. Os aspetos técnicos, os fluxos de comunicação e o design de interação são importantes na implementação da plataforma de sustentação do curso. No início e no final da formação, os participantes serão convidados a responder a dois questionários. Um de caracterização de participantes e expetativas e outro de satisfação e de perceção sobre a formação.


 

EQUIPA

A equipa do projeto é composta por elementos com formação heterogénea, integrando áreas multidisciplinares como produção audiovisual, educação, prática pedagógica, design, informática, programação e multimédia. A sinergia de conhecimentos é criada pela rede de professores e investigadores dos Institutos Politécnicos de Viseu, Guarda e Leiria e da Universidade de Salamanca.

André Samuel Barbosa – Instituto Politécnico de Viseu

Carla Freire – Instituto Politécnico de Leiria

Carlos Canelas – Instituto Politécnico da Guarda

Catarina Mangas – Instituto Politécnico de Leiria

Filomena Antunes Sobral – Instituto Politécnico de Viseu

Jorge Martín Domíngues – Universidade de Salamanca

Nídia Salomé Morais – Instituto Politécnico de Viseu

Nuno Fragata Marques – Instituto Politécnico de Leiria

Pedro Rito – Instituto Politécnico de Viseu

Sónia Ferreira – Instituto Politécnico de Viseu

Teresa Gouveia – Instituto Politécnico de Viseu


 

RESULTADOS ESPERADOS

Face à nova realidade imposta pela Pandemia de Covid-19, é amplamente reconhecida a necessidade de implementação de estratégias que promovam experiências e oportunidades aos nossos alunos, agora em contextos não presenciais. Diretamente relacionado com os cursos ministrados no Politécnico de Viseu e nos Politécnicos de Guarda e Leiria (rede de parceiros), a apresentação desta proposta visa atingir como resultados:

i) desenvolver, testar e implementar uma plataforma online para a disponibilização de cursos online;

ii) apresentar uma proposta de formação online e gratuita na área do audiovisual através de metodologias de ensino online, disponível a todos alunos dos Politécnicos de Viseu, Guarda e Leiria, mediante inscrição;

iii) reforçar a rede de parcerias entre Politécnicos;

iv) estabelecer parcerias com profissionais do tecido empresarial da área do audiovisual;

v) permitir aos alunos/formandos um contacto privilegiado com profissionais da área;

vi) complementar a formação ministrada nos diversos cursos ou criar novas competências, prevendo um impacto positivo na qualidade dos alunos das organizações;

vii) refletir sobre sistemas de formação online e a sua importância em contextos excecionais;

viii) divulgar os resultados em dois artigos em revistas ou conferências indexadas.


CALENDÁRIO

Na fase 1, gestão do projeto e sustentabilidade, o foco principal é garantir que todas as atividades atribuídas ao projeto estão perfeitamente integradas de forma a atingir os objetivos propostos. Serão agendadas reuniões regulares com a equipa e estabelecidas formas de comunicação. A articulação entre as várias fases do projeto é constante.

A fase 2, desenvolvimento da plataforma e dos conteúdos de formação, será mais complexa e é previsto estar finalizada em finais setembro de 2021.

A fase 3, divulgação e implementação, será dedicada aos processos de publicitação da formação, inscrição e desenvolvimento online. O curso será de gratuito, sem horário, mas restrito a um período de formação de 4/5 semanas, previsto para outubro de 2021.

A fase 4, questionário de caracterização dos participantes e de satisfação, contempla o desenvolvimento, validação, implementação de um questionário aplicado no final da formação e análise dos dados. Prevê-se uma duração de 3 meses, 2 meses em simultâneo com a fase anterior.


ATIVIDADES

As atividades previstas para garantir a implementação do projeto são:

– desenvolvimento da plataforma online para a disponibilização do curso;

– elaboração dos materiais educativos a integrar na formação;

– criação de materiais de marketing para a divulgação do curso;

– dinamização do curso online;

– preparação, validação e implementação de um questionário aplicado no final;

– e publicação dos resultados do projeto.


SITE Em construção

CONTACTO: sonia.ferreira@esev.ipv.pt ( sonia.ferreiraesev.ipv.pt ) / tgouveia@esev.ipv.pt ( tgouveiaesev.ipv.pt )

FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO

10.000,00 €