Sobre

A FCT aprovou financiamento para a realização de três Escolas de Verão propostas pelos Centros de Investigação do Politécnico de Viseu, a decorrer em formato presencial, durante um mês. Os estudantes podem candidatar-se à frequência destes cursos até 13 de agosto.

Candidaturas

Os interessados podem enviar candidatura para as Escolas de Verão do Politécnico de Viseu, de acordo com o edital respetivo, submetendo todos os documentos até 13 de agosto, pelas 17 horas, através no endereço eletrónico ipv@sc.ipv.pt, indicando qual a Escola de Verão a que se candidatam.

Destinatários

Estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado integrado ou num mestrado, de Instituições de Ensino Superior; licenciados que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D (podendo candidatar-se quaisquer outros estudantes sem direito a bolsa, devendo manifestar o seu interesse para ipv@sc.ipv.pt, juntando CV, conforme edital).

Agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis

Apresentação

A transição para sistemas alimentares sustentáveis (SAS) é um desafio da atualidade, face às taxas alarmantes de insegurança alimentar e desnutrição e de “supernutrição” (obesidade), à crescente perda de biodiversidade e mudanças climáticas. A agroecologia como motor de SAS procura dar resposta a estas questões, promovendo em simultâneo o papel da mulher e a igualdade de género, a agricultura familiar, a soberania e a justiça alimentar.

A Escola de Verão “Agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis” incluirá sessões de capacitação (25%), como (1) Construir agroecologia e SAS; (2) Dietas alimentares sustentáveis e seu papel na saúde; (3) Dinâmicas da sociedade civil e política; (4) Iniciativas locais no âmbito da Agroecologia e SAS e um programa de investigação e desenvolvimento (75%) inserido nos projetos em curso (pesquisa em bases de dados, entrevistas, tratamento de dados, apresentação de resultados, seminário). 

Para além disso, serão organizadas sessões de (1) partilha de resultados de I&D – ‘What is going on in our research’ e (2) Leitura orientada e análise crítica. A Escola de Verão termina com a participação num debate final com apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido.

Colaboram com a Escola de Verão investigadores do CERNAS (Escolas Superiores Agrárias de Coimbra, Castelo Branco e Viseu), e da Faculdade de Letras e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade Aberta e ACTUAR, que integram os projetos em curso.

Editais

| PT | | EN |

Calendário

Início – 30 de agosto de 2021

Fim – 30 de setembro de 2021

Horário
  • 9 às 13 horas entre 30 de agosto e 11 de setembro
  • 14 às 18 horas entre 13 de setembro e 30 de setembro

    (20 horas por semana)

Local de Realização

Escola Superior Agrária de Viseu e Escola Superior de Saúde de Viseu

N.º de Créditos

4 ECTS

N.º de vagas:

12

Atribuição de Bolsas

Serão atribuídas 5 bolsas de Iniciação à Investigação (BII), no valor de 446,12 euros, durante a duração da Escola de Verão, de acordo com os critérios definidos no respetivo edital (avaliação curricular – habilitação académica e experiência profissional).

Centro de Investigação
Coordenação Científica

Cristina Amaro da Costa (Escola Superior Agrária de Viseu)

Industrial Augmented Reality (IAR)

Apresentação

As constantes mudanças da envolvente contextual e a contínua globalização provocam alterações no mercado, que obrigam as empresas a procurarem novas tecnologias para aumentarem a produtividade e a rentabilidade. Além disso, as exigências dos clientes forçam as empresas a tornarem os seus sistemas produtivos mais flexíveis, eficientes e competitivos.

A implementação nas organizações de ecossistemas inteligentes e interconectados permite tomar decisões de forma descentralizada. Contudo, é necessário facultar ferramentas que ajudem na tomada de decisão, na monitorização das operações e na redução de erros pelo operador.

Este projeto visa responder a esse desafio com a aplicação de soluções desenvolvidas em realidade aumentada (RA) em ambiente industrial.

A integração da RA num sistema produtivo permite reduzir os erros de produção e aumentar a eficiência do desenvolvimento do produto, uma vez que existe um acompanhamento constante durante a realização das tarefas.

Ao longo Escola de Verão decorrerão sessões de formação no âmbito das temáticas relevantes para as atividades de investigação, como (1) integração na equipa e aquisição de competências nas áreas necessárias para o projeto; (2) desenvolvimento de componentes industriais em 3D; digitalização 3D de equipamentos industriais; (3) projeção e manipulação dos objetos 3D (hologramas) integrados em ambientes de realidade aumentada (4) atividades de comunicação e divulgação.

A Escola de Verão “Industrial Augmented Reality (IAR)” conta com a participação de investigadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu, que integram o projeto em curso.

Editais

| PT | | EN |

Calendário

Início – 18 de agosto de 2021

Fim – 17 de setembro de 2021

Horário
  • 9 às 13 horas

     (20 horas/semana)

Local de Realização

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu

N.º de Créditos

4 ECTS

N.º de vagas:

4

Atribuição de Bolsas

Serão atribuídas 4 bolsas de Iniciação à Investigação (BII), no valor de 446,12 euros, durante a duração da Escola de Verão, de acordo com os critérios definidos no respetivo edital (avaliação curricular – habilitação académica e experiência profissional).

Coordenação Científica

José Luís Henriques da Silva

Centro de Investigação

Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD)

Metodologia de histórias de vida como ferramenta promotora da saúde e igualdade de género

Apresentação

O projeto “Metodologia de histórias de vida como ferramenta promotora da saúde e igualdade de género” proposto pelo Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) é um projeto que se foca na utilização das histórias de vida como ferramenta promotora da saúde e empoderadora da mulher para a igualdade de género. 

Este projeto integra duas investigações ativas no Politécnico de Viseu, nomeadamente os Projeto Mais Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior e Mentores em ação, nos quais serão incluídos bolseiros de iniciação à investigação (BII).

Ao longo desta Escola de Verão serão desenvolvidas sessões de capacitação (25%) em investigação (histórias de vida, NVivo, pesquisa em bases de dados.) e em igualdade de género (com o objetivo de sensibilizar as/os participantes para a promoção de uma cultura igualitária e de não violência) e um programa de investigação e desenvolvimento (75%) inserido nos projetos em curso (pesquisa em bases de dados, entrevistas, tratamento de dados, apresentação de resultados, seminário). 

Para além disso, serão organizadas sessões de (1) partilha de resultados de I&D – ‘What is going on in our research’ e (2) Leitura orientada e análise crítica.

A Escola de Verão termina com a participação num debate final com apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido.

Editais

| PT | | EN |

Calendário

Início – 30 de agosto de 2021

Fim – 30 de setembro de 2021

Horário
  • Das 9 às 13 horas entre 30 de agosto e 11 de setembro
  • Das 14 às 18 horas entre 13 de setembro e 30 de setembro

    (20 horas/semana)

Local de Realização

Escola Superior de Saúde de Viseu

N.º de Créditos

4 ECTS

N.º de vagas:

12

Atribuição de Bolsas

Serão atribuídas 8 bolsas de Iniciação à Investigação (BII), no valor de 446,12 euros cada, durante a duração da Escola de Verão, de acordo com os critérios definidos no respetivo edital (avaliação curricular – habilitação académica e experiência profissional). Não dispensa a leitura do edital.

Coordenação Científica

Sofia Campos (Escola Superior de Saúde de Viseu)

Centro de Investigação

Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI)

Pin It on Pinterest