Por favor ative o JavaScript no seu browser para completar este formulário.Por favor ative o JavaScript no seu browser para completar este formulário.Plano de Negócio - Passo 1 de 59 Olá, sou o Dr. IPVestimento! Tiveste uma ideia fantástica de negócio? Parabéns! Agora é a altura de “trabalhar!” Sim, agora é preciso pesquisar, planear, analisar a viabilidade, decidir estratégias de marketing…enfim, muitas horas de trabalho! Mas não te preocupes, eu vou-te ajudar! Vou-te guiar em todos os passos para criares um plano de negócio! Campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório. Começar Agora que és empreendedor, não te esqueças que o empreendedorismo é a arte de encontrar soluções para os problemas, e não desistir diante dos obstáculos! (Robert Kiyosaki, empreendedor norte-americano) AnteriorSeguinteIDEIA DE NEGÓCIO Em primeiro lugar, antes de descreveres a tua ideia de negócio, convém saberes bem a diferença entre serviços, produtos e mercadorias. Um serviço é algo que não é tangível (exemplos: Massagens, Uber, entrega de refeições ao domicílio). Um produto é algo que é produzido por ti, em que há uma transformação de matérias-primas num produto acabado (exemplos: produção de uma secretária em madeira, produção de um creme para rugas). No caso das mercadorias, é quando compras algo e vais vender isso aos teus clientes. Podes também ter uma combinação de mercadorias, produtos e serviços (por exemplo, um stand automóvel com oficina, venda uma mercadoria – carros – e presta o serviço de reparação). AnteriorSeguinteDESCRIÇÃO DA IDEIA DE NEGÓCIO Agora, descreve sucintamente o produto/serviço que pretendes produzir/prestar, enunciando as suas principais características e o grau de desenvolvimento no momento. Breve descrição da Ideia de Negócio *Para te ajudar, vou dar-te uns exemplos.Exemplo 1Exemplo 2A ideia é um creme que ajuda a aliviar imediatamente dores nas costas. É formulado com uma combinação única de ingredientes ativos naturais, incluindo mentol e extratos de ervas, que ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar a circulação sanguínea na área afetada. O creme é fácil de aplicar e fornece uma sensação refrescante e revigorante imediatamente após a aplicação. O produto está atualmente em fase de desenvolvimento. A equipa já realizou alguns testes de eficácia e segurança. Acreditamos que este creme será uma solução inovadora e eficaz para ajudar as pessoas a aliviar a dor nas costas e melhorar sua qualidade de vida. A ideia de negócio passa por criar uma app de roteiros de enoturismo personalizados. Um jogo em que o turista vai respondendo a várias perguntas e o resultado é uma rota de enoturismo personalizada. Esta app vai trazer valor à experiência do turista no destino. AnteriorSeguintePRINCIPAIS CONCORRENTES Agora, tens de identificar quem são os teus concorrentes! Analisar os teus concorrentes é muito importante para melhor avaliares a tua ideia! Não fiques muito preocupado com a concorrência, pois todos os negócios têm concorrentes. Como dizia Bill Gates "Seja a Google, a Apple ou um programa gratuito, temos concorrência fantástica e isso mantém-nos atentos!" Quem são os teus principais concorrentes? *Tenta apontar quais poderão ser os teus pontos fortes em relação à concorrência, ou seja, o que é que te distingue e torna melhor?AnteriorSeguintePRODUTOS SUBSTITUTOS Podem existir outros produtos e serviços que substituem o teu, ou seja, satisfazem a mesma necessidade ou desejo. Por outras palavras, quando um produto não está disponível ou é muito caro, as pessoas podem optar por comprar um produto substituto semelhante para atender às suas necessidades. Por exemplo, manteiga e margarina são frequentemente consideradas produtos substitutos, pois ambas podem ser usadas em receitas culinárias. Tenta identificar os produtos ou serviços que possam satisfazer a mesma necessidade para a qual foi criado o teu produto/serviço. Quais são os produtos/serviços substitutos do teu produto ou serviço? *Exemplo: Um serviço substituto to UBER são os táxi; a manteiga substitui a margarina, etc.AnteriorSeguintePRODUTOS/SERVIÇOS COMPLEMENTARES Há produtos/serviços que também podem ser complementares, ou seja, normalmente são consumidos em conjunto. Por exemplo, a manteiga e o pão, o café e o açúcar, … Portanto, quando a procura de um aumenta, a procura do outro também aumenta. Achas que o teu produto ou serviço complementa outro?Se sim, diz qual (is), se não, deixa este espaço em branco.AnteriorSeguintePERFIL DE CLIENTES Normalmente um produto/serviço não é produzido para toda a gente. As pessoas são diferentes e têm gostos diferentes. Por exemplo, há pessoas que detestam cozinhar e/ou não têm tempo para isso, então as refeições congeladas são um bom produto para essas pessoas. No entanto, a probabilidade das donas de casa, por exemplo, comprarem esse produto seria muito baixa! É preciso pensar a que tipo de clientes é que o teu produto/serviço se destina. Precisas, assim, de descrever o tipo de clientes pretendes atingir: *Normalmente são utilizados critérios como género, idade, rendimentos, localização geográfica, mas podem ser utilizados outros critérios, como no exemplo dado das refeições congeladas.AnteriorSeguinteESTUDO DO MERCADO Quase todos os negócios antes de arrancarem fazem uma pesquisa de mercado. Uma pesquisa de mercado é uma forma de recolher informações importantes que irão ajudar uma empresa a entender melhor o mercado. Numa fase de arranque de uma empresa, poderá ajudar a perceber a aceitação do produto ou serviço pelo mercado. Assim, a empresa pode tomar decisões mais seguras e acertadas. Os dados podem incluir características comportamentais, hábitos de consumo, entre muitas outras informações que poderão ser relevantes. Estes dados podem ser obtidos de duas maneiras diferentes: PESQUISA PRIMÁRIA Quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados ou por algum profissional contratado para essa finalidade. PESQUISA SECUNDÁRIA Quando os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissional ou empresa especializada). Inclui-se aqui também os relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras companhias. AnteriorSeguinteESTUDO DO MERCADO PESQUISA PRIMÁRIA Em relação à recolha de dados primários, poderão fazer entrevistas, grupos de foco ou inquéritos, por exemplo. Existem vários exemplos também de inquéritos online: embedsocial ou SurveyMonkey PESQUISA SECUNDÁRIA Em relação à recolha de dados secundários, um bom ponto de partida é a Pordata ou o Instituto Nacional de Estatística. Existem muitos outros sites com estudos e dados que poderão ser relevantes para o teu negócio, como, por exemplo: https://www.nielsen.com/pt/ Por exemplo, neste site poderão encontrar um artigo que diz “Os serviços de Streaming continuam a ser o destino mais popular para a visualização de TV em dezembro”. Se estiverem a pensar num serviço de streaming, este estudo pode ser um dado importante para ti, pois suporta um pouco a viabilidade da tua ideia! Outro site que sugerimos é o Google Trends. Poderás ver a popularidade de alguns termos pesquisados e até as regiões onde é mais procurado. Por exemplo, “dores de costas” foi mais pesquisado nas zonas de Aveiro, Porto e Braga. AnteriorSeguinteESTUDO DO MERCADO Resumindo, tenta recolher todos os dados que poderão ser relevantes para o teu negócio. Claro que isto depende do tempo e dinheiro que tens disponível… Até agora, o que conseguiste pesquisar sobre o mercado onde pretendes entrar? *AnteriorSeguinteRECURSOS CHAVE Dependentemente do produto, têm que ser definidas atividades chave que são importantes para a oferta se concretize, como por exemplo a compra de matéria-prima, produção. Os recursos chave também são fundamentais, pois dizem respeito a espaços (lojas, armazéns,…) equipamentos, computadores, programas, entre outros. Se não tiveres todos os recursos chave necessários, podes recorrer a entidades/empresas parceiras. Estas parcerias podem passar pela subcontratação de serviços, fornecimento de produtos ou protocolos de colaboração conjunta. Quais são os recursos chave no caso do teu negócio? Estás a pensar nalguma pareceria que possa ajudar o teu negócio? *AnteriorSeguinteO PRODUTO Agora é preciso pensar em várias questões relacionadas com o Marketing… Já ouviste falar nos 4 P’s do Marketing? Product, Price, Place and Promotion. Em relação ao Produto, é preciso definir a marca que vais dar ao teu produto/serviço. É preciso ainda definir que tamanhos/variedades vais ter, como é que vai ser a embalagem. Vais oferecer alguma garantia? Descreve esses aspetos relacionados com o Produto/Serviço: *AnteriorSeguinteO PREÇO Também é preciso definir o preço que irás cobrar. Uma base para definir o preço é o custo de produção. Tens de ter uma ideia em quanto te fica o produto, para que o preço cubra esse custo. Mas o preço também tem de cobrir outros custos inerentes a qualquer negócio, nomeadamente gastos com o pessoal e gastos operacionais, tais como renda, material de escritório, etc. É importante, ainda, ver os preços que são praticados pela concorrência. AnteriorSeguinteO PREÇO Muitos negócios ligados a apps e softwares praticam o “FREEMIUM”, que é disponibilizar algumas funcionalidades gratuitamente, mas se o consumidor quiser mais, terá que pagar (Exemplo Dropbox) ou então disponibilizar gratuitamente durante um determinado período de tempo e depois cobrar (a Netflix fez isto quando entrou em Portugal). Outro modelo que algumas empresas estão a praticar é o da subscrição. Um exemplo é o que faz a Fruut, podes subscrever um plano de 6 meses ou um ano, e todos os meses recebes uma caixa com Fruut. Que preço pensas praticar? Tenta explicar como chegaste a esse preço: *AnteriorSeguinteA DISTRIBUIÇÃO Ok, tiveste uma ideia fantástica, mas como é que vais vender o teu produto/serviço? Estes são os aspetos relacionados com a Distribuição. Vais vender online, diretamente ao cliente, por exemplo? Ou vais ter uma loja própria (física)? Poderás optar por não vender diretamente ao cliente e vender o produto através de intermediários. Por exemplo, poderás querer ter o teu produto à venda no hipermercado. Ao venderes diretamente ao cliente, não tens de dar uma percentagem aos intermediários, mas poderás ter outros custos (por exemplo rendas, pessoal, etc.). Existem casos em que existem vendas diretas a através de intermediários (exemplo: os chocolates Arcádia têm loja própria e também estão à venda nos hipermercados). AnteriorSeguinteA DISTRIBUIÇÃO Também tens de ter em conta que o consumidor normalmente faz uma associação sobre a qualidade do produto consoante o local onde é vendido e também associa um maior risco a certos canais de venda. Por exemplo, voltando ao exemplo do creme para a dor de costas: provavelmente se fosse vendido num site online, sem ninguém nunca ter ouvido falar, as pessoas podiam ter receio da qualidade desse produto. No entanto, se estivesse à venda na farmácia, provavelmente não tinham tanto receio. Também não é habitual ver um produto de luxo à venda num hipermercado. Portanto, há que ter vários aspetos em conta quando pensares onde vais ter o produto/serviço à venda. Como é pensas que vais vender o teu produto/serviço? *AnteriorSeguinteA COMUNICAÇÃO Em relação à comunicação? Quais são as estratégias para divulgares o teu produto? Há várias formas de dar a conhecer o teu produto. Terás de ver o orçamento que tens disponível para isso. O mais certo é começares por ter um website e redes sociais. Em relação ao website, podes querer apostar em Marketing de Conteúdos, para atrair pessoas ao teu site. É uma forma interessante de gerar tráfico. Em relação às redes sociais, tens de escolher bem quais, pois tens de estar onde está o teu público-alvo. Se estás a pensar num público mais velho, por exemplo, provavelmente tens de estar no Facebook e Linkedin. Depois, podes pensar em várias estratégias de comunicação, que obviamente irãodepender do teu produto/serviço e do teu público-alvo. Se o produto/serviço é para outras empresas, o chamado B2B (Business to Business), informa-te de feiras que existam nesses ramos de negócio, por exemplo. A participação em feiras pode ser uma forma de explicares o teu negócio diretamente a potenciais clientes. AnteriorSeguinteA COMUNICAÇÃO Podes também recorrer às formas mais tradicionais, como televisão, rádio, etc. Atualmente também ouvimos falar muito dos influencers, também pode ser uma estratégia interessante para o teu negócio. Tenta ver se consegues estabelecer parcerias com outros negócios. Por exemplo, a Nutripontocome (nutrição) faz publicações nas redes sociais a promover produtos da Simplu (outra empresa). E a Simplu também faz publicações a promover os serviços da Nutripontocome. Outra forma de dares a conhecer o teu produto/serviço pode ser através de publicidade paga nas redes sociais. Esta forma de publicidade é muito interessante, porque podes segmentar o teu público-alvo (Exemplo: só aparecer a Homens, de uma determinada região de Portugal ou ou país e que esteja noivo). Quais irão ser as estratégias para promoveres o teu produto/serviço? *AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Agora chegou a parte de fazermos algumas contas, para ver se a tua ideia poderá ser viável. Sim, a tua ideia pode ser fantástica, mas podes chegar à conclusão que não é viável…acontece aos melhores! Como diz o fundador da Dropbox, o Drew Houston, “Não te preocupes com o fracasso; só precisas fazer dar certo uma única vez!” AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Em primeiro lugar, quero-te avisar que vamos assumir aqui alguns pressupostos simplistas para facilitar a análise. Pelo menos, dá para ficar com uma ideia!! Vamos assumir que vais realizar o investimento que necessitas para o teu negócio, ainda este ano e que começas a tua atividade, ou seja, as vendas, no ano seguinte. Vamos também assumir os seguintes pressupostos: - Análise para 4 anos (A vida útil do projeto é de 4 anos) - Recebimentos e Pagamentos são a pronto -Não existe stock de matérias-primas e mercadorias (no caso de existirem). É claro que na realidade isto é quase impossível, mas agora não vamos complicar! Nisto estou como o Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, “A complexidade é o teu inimigo. Qualquer tolo consegue complicar as coisas. O difícil é tornar as coisas simples!” - Aumentos salariais de 4% ao ano - Taxa de atualização 8% Pronto(a) para começar? AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Tens que fazer um levantamento de todo o investimento que precisas para arrancar com o teu negócio. Para efeitos de análise de viabilidade, investimento é aquilo que vais comprar que vai ficar na tua empresa por um período superior a um ano, ou seja, que tem durabilidade. A eletricidade ou a renda, por exemplo, não é um investimento. AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Aqui ficam os principais exemplos de investimento que poderás ter que fazer: - Compra do espaço (loja ou fábrica). Atenção que se for alugado, o valor da renda não entra como investimento - Viaturas - Mobiliário e artigos de decoração - Computadores e telemóveis - Ar condicionado - Equipamentos necessários para a produção ou prestação de serviços. Por exemplo, vamos imaginar que vais ter o serviço de jogar paintball, as pistolas e os capacetes de proteção seriam um investimento. Se precisas de uma máquina para produzir o teu produto, isso é investimento. Ainda há investimento intangível, como por exemplo, software e patentes. AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Sugiro que abras um ficheiro EXCEL e que coloques todo o investimento que prevês, com a indicação do montante, sem IVA. Calcula o total. Já está? Então introduz o montante total de investimento, em euros: INV *AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Normalmente, o investimento vai desvalorizando. Imagina, por exemplo, um computador. No final de 4 anos, provavelmente não terá grande valor. O mesmo acontece com viaturas e outros equipamentos. No entanto, há casos em que isso pode não acontecer. Imagina que estás a comprar um espaço físico para tua loja. No final dos 4 anos, até pode valer muito mais! Tendo em conta o tipo de investimento que vais fazer e a duração, achas que no final de 4 anos esse investimento ainda poderia ter algum valor? Se pudesse vender no final dos 4 anos, achas que dariam quanto dinheiro pelo investimento que fizeste? Se não compraste um edifício e o teu investimento é mais mobiliário, computadores, etc., sugiro que coloques zero. Valor residual do investimentoVRAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Agora peço-te que tentes refletir um pouco sobre as tuas vendas… Talvez seja melhor fazer umas contas no ficheiro Excel. Imagina que vais vender um produto a turistas na cidade de Viseu. Se calhar podias pensar nas quantidades que vais vender em cada mês, mas dividindo os meses em época baixa e alta, pois haverão meses onde vais vender mais do que outros. Uma outra sugestão será tentar ver quantos turistas Viseu recebeu no ano passado, pois vai-te ajudar a perceber o potencial de mercado. Agora imagina que tens um restaurante, podes imaginar um valor médio que cada cliente gastará ao almoço e ao jantar. Podes também diferenciar os dias da semana com os fins de semana. Também terás que ter sempre em atenção a tua capacidade. Por exemplo, se vais alugar insufláveis e só tens 1, não podes prever que vais alugar 5 num determinado dia! Tens de ver qual a melhor forma de tentar prever as tuas vendas, tens de prever as quantidades que vais vender por dia, ou por mês, costuma ser mais fácil. Vais ter que considerar o preço de venda que prevês aplicar. Depois desta reflexão e cálculos, qual é o valor das tuas vendas no 1.º ano? Vendas no 1.º ano: *V1AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE É normal que no 1.º ano não estejas a atingir o teu máximo…ainda ninguém conhece o teu produto e os processos na tua empresa não estão tão eficientes como estarão no 2.º e 3.º ano. Assim, é normal que no 2.º ano haja um crescimento e no 3.º ano também. Talvez a partir desse ano atinjas a chamado ano de cruzeiro (as vendas começam a estagnar). Vendas no 2.º ano: *V2Vendas no 3.º ano: *V3Vendas no 4.º ano: *V4AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Agora tens de pensar em todos os gastos que vais ter! Um dos gastos com maior peso nas empresas é o custo das mercadorias vendidas e/ou matérias-primas consumidas ou, no caso de prestares serviços, alguns gastos mais diretamente relacionados com a prestação do serviço (num cabeleireiro, o shampoo e amaciador antes de cortar o cabelo). Aqui, mais uma vez, sugiro que faças alguns cálculos auxiliares à parte. É claro que os custos dependem das vendas que fazem, por isso, tens que ter sempre as tuas vendas como uma base. Vamos a alguns exemplos. Vamos imaginar que tens um restaurante e que tens ideia que o custo que tens com a refeição de cada cliente, em média, é cerca de 50% do que ele paga. Então o custo das mercadorias vendidas será 50% do valor das vendas. AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Custo com as mercadorias vendidas, matérias-primas consumidas e custos com os serviços prestados (valores em euros): Preencher apenas se a tua Ideia de Negócio é um Serviço 1.º anoF12.º ano F23.º anoF34.º anoF4AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Agora vamos aos gastos com o pessoal. Muitas pessoas não sabem os custos que estão associados a um trabalhador! É que além do salário base é preciso pagar segurança social, subsídio de férias e de Natal, entre outros possíveis gastos como subsídio de refeição e seguros. Para efeitos dos valores que vais ter que pagar à segurança social, vamos pressupor que as pessoas que vais contratar fazem parte dos trabalhadores em geral e que os sócios da empresa exercem funções de gerência. Nestes casos, a taxa a cargo da empresa é de 23,75% (Existem outras taxas, para outras situações…mas para simplificar…já sabes!) Escreve aqui o salário base que prevês pagar a cada pessoa que vai trabalhar na tua empresa: Número de Trabalhadores *Escreve o número de trabalhadores que vão trabalhar na tua empresa. (Limite de 10 trabalhadores)Trabalhador 1 *Trabalhador 3 *Trabalhador 5 *Trabalhador 7 *Trabalhador 9 *Trabalhador 2 *Trabalhador 4 *Trabalhador 6 *Trabalhador 8 *Trabalhador 10 *Total: *AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos Anuais com o Pessoal Com bases nesses valores que indicaste, e considerando que vais atribuir a cada colaborador um cartão refeição de 7 euros por dia (só nos dias que eles trabalham!), os valores anuais (arredondados ao Euro) que vais ter com gastos com o pessoal, em cada ano, serão: Ano 1 *GP1 Ano 2 *GP2Ano 3 *GP3Ano 4 *GP4AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Há muitos outros gastos que vais ter que suportar quando criares a tua empresa, por exemplo, renda, publicidade, etc. Nos passos seguintes terás uma tabela com vários tipos de gastos. Terás de colocar uma previsão MENSAL daquilo que prevês gastar. Podes não gastar em todas as rúbricas, não te preocupes se algumas estiverem a zero. Se previste um aumento de vendas no 2.º ano, é normal que alguns destes gastos também aumentem em função das quantidades vendidas, por isso deves ter isso em consideração em cada ano. Há casos em que é normal ser sempre igual (exemplo da renda). AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) SUBCONTRATOS Trabalhos necessários ao processo produtivo próprio, relativamente aos quais se obteve a cooperação de outras entidades, submetidos a compromissos formalizados ou a simples acordos. Não abrange pessoal em regime de prestação de serviços (profissionais liberais) e que efetua trabalhos de carácter regular. subcontratos11.º anosubcontratos22.º anosubcontratos33.º anosubcontratos44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) TRABALHOS ESPECIALIZADOS Serviços técnicos prestados por outras entidades que a própria entidade não pode superar pelos seus meios, tais como serviços informáticos, análises laboratoriais, trabalhos tipográficos, estudos e pareceres. Trab. especializados11.º anoTrab. especializados22.º anoTrab. especializados33.º anoTrab. especializados44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) PUBLICIDADE E PROPAGANDA Podes querer gastar algum dinheiro para dares a conhecer a tua empresa, por exemplo, publicidade nas redes sociais, panfletos, rádio, etc. Pub. e propaganda11.º anoPub. e propaganda22.º anoPub. e propaganda33.º anoPub. e propaganda44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) VIGILÂNCIA E SEGURANÇA VIG. SEGURANÇA 11.º anoVIG. SEGURANÇA 22.º anoVIG. SEGURANÇA 33.º anoVIG. SEGURANÇA 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) HONORÁRIOS Remunerações atribuídas aos trabalhadores independentes. HONORARIOS11.º anoHONORARIOS22.º anoHONORARIOS33.º anoHONORARIOS44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) COMISSÕES Destina-se a registar as verbas atribuídas às entidades que, de sua conta, agenciaram transações ou serviços. COMISSOES 1 1.º anoCOMISSOES 22.º anoCOMISSOES 33.º anoCOMISSOES 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) CONSERVAÇÃO E REPARAÇÕES Bens e os serviços destinados à manutenção dos elementos do ativo e que não provoquem um aumento do seu valor ou da sua duração. CONS E REPARAÇÕES 1 1.º anoCONS E REPARAÇÕES 22.º anoCONS E REPARAÇÕES 33.º anoCONS E REPARAÇÕES 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) FERRAM. UTENS. DE DESGASTE RÁPIDO Respeita ao equipamento cuja vida útil não exceda, em condições de utilização normal, o período de um ano. FER. UTENS. DE DESG. RAP 11.º anoFER. UTENS. DE DESG. RAP 22.º anoFER. UTENS. DE DESG. RAP 33.º anoFER. UTENS. DE DESG. RAP 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) LIVROS E DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA LIV E DOC. TECNICA 11.º anoLIV E DOC. TECNICA 22.º anoLIV E DOC. TECNICA 33.º anoLIV E DOC. TECNICA 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) MATERIAL DE ESCRITÓRIO Canetas, Papel, clips, etc. MATERIAL DE ESCRITORIO 11.º anoMATERIAL DE ESCRITORIO 22.º anoMATERIAL DE ESCRITORIO 33.º anoMATERIAL DE ESCRITORIO 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) ARTIGOS PARA OFERTA ARTIGOS PARA OFERTA 11.º anoARTIGOS PARA OFERTA 22.º anoARTIGOS PARA OFERTA 33.º anoARTIGOS PARA OFERTA 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) ELETRICIDADE ELECTRICIDADE 11.º anoELECTRICIDADE 22.º anoELECTRICIDADE 33.º anoELECTRICIDADE 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) COMBUSTÍVEIS Se prevês comprar uma viatura, então vais ter este gasto! COMBUSTÍVEIS 11.º anoCOMBUSTÍVEIS 22.º anoCOMBUSTÍVEIS 33.º anoCOMBUSTÍVEIS 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) ÁGUA ÁGUA 11.º anoÁGUA 22.º anoÁGUA 33.º anoÁGUA 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) DESLOCAÇÕES E ESTADAS Ex: Despesas com congressos, portagens,compreende gastos com alojamento e alimentação fora do local de trabalho.etc. DESL. E ESTADAS 11.º anoDESL. E ESTADAS 22.º anoDESL. E ESTADAS 33.º anoDESL. E ESTADAS 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) RENDAS E ALUGUERES Renda de terrenos e edifícios e aluguer de equipamentos RENDAS E ALUGUERES 11.º anoRENDAS E ALUGUERES 22.º anoRENDAS E ALUGUERES 33.º anoRENDAS E ALUGUERES 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) COMUNICAÇÃO Os vários tipos de comunicação: telefones fixos, telemóveis, correio, correio eletrónico, Internet, etc. COMUNICAÇÃO 11.º anoCOMUNICAÇÃO 22.º anoCOMUNICAÇÃO 33.º anoCOMUNICAÇÃO 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) SEGUROS São aqui considerados os seguros a cargo da entidade, com exceção dos relativos a custos com o pessoal. SEGUROS 1 1.º anoSEGUROS 22.º anoSEGUROS 33.º anoSEGUROS 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) CONTENCIOSO E NOTARIADO CONT. E NOTARIADO 1 1.º anoCONT. E NOTARIADO 22.º anoCONT. E NOTARIADO 33.º anoCONT. E NOTARIADO 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) LIMPEZA, HIGIENE E CONFORTO LIMPEZA, HIGIENE E CONFORTO 11.º anoLIMPEZA, HIGIENE E CONFORTO 22.º anoLIMPEZA, HIGIENE E CONFORTO 33.º anoLIMPEZA, HIGIENE E CONFORTO 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos Indica o valor mensal previsto (podes deixar em branco) OUTROS OUTROS 11.º anoOUTROS 22.º anoOUTROS 33.º anoOUTROS 44.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Gastos com Fornecimentos e Serviços Externos TOTAL MENSAL Valores arredondados ao Euro TOTAL MENSAL 1 *1.º anoTOTAL MENSAL 2 *2.º anoTOTAL MENSAL 3 *3.º anoTOTAL MENSAL 4 *4.º anoAnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Total Anual FSE Valores arredondados ao Euro FSE 1.º Ano *FSE 2.º Ano *FSE 3.º Ano *FSE 4.º Ano *AnteriorSeguinteANÁLISE DA VIABILIDADE Quadro dos Cash-Flows Ano 0 RECEBIMENTOS Total Recebimentos Ano 0[1]PAGAMENTOS InvestimentoINVTotal Pagamentos Ano 0[2] INVCASH FLOW ANO 0 CF0 [1]-[2] CF0 - Valor arredondado ao EuroANÁLISE DA VIABILIDADE Quadro dos Cash-Flows Ano 1 RECEBIMENTOS ClientesV1Total Recebimentos Ano 1[1] V1 - Valor arredondado ao EuroPAGAMENTOS FornecedoresF1+FSE1PessoalGP1Total Pagamentos Ano 1[2] F1+FSE1+GP1 - Valor arredondado ao Euro CASH FLOW ANO 1 CF1 [1]-[2] CF1 - Valor arredondado em EuroANÁLISE DA VIABILIDADE Quadro dos Cash-Flows Ano 2 RECEBIMENTOS ClientesV2Total Recebimentos Ano 2 [1] V2 - Valor arredondado ao EuroPAGAMENTOS FornecedoresF2+FSE2Pessoal GP2Total Pagamentos Ano 2[2] F2+FSE2+GP2 - Valor arredondado ao Euro CASH FLOW ANO 2 CF2[1]-[2] CF2 - Valor arredondado em EuroANÁLISE DA VIABILIDADE Quadro dos Cash-Flows Ano 3 RECEBIMENTOS ClientesV3Total Recebimentos Ano 3[1] V3 - Valor arredondado ao EuroPAGAMENTOS FornecedoresF3+FSE3PessoalGP3Total Pagamentos Ano 3[2] F3+FSE3+GP3 - Valor arredondado ao Euro CASH FLOW ANO 3 CF3[1]-[2] CF3 - Valor arredondado em EuroANÁLISE DA VIABILIDADE Quadro dos Cash-Flows Ano 4 RECEBIMENTOS ClientesV4Total Recebimentos Ano 4[1] V4 - Valor arredondado ao EuroPAGAMENTOS FornecedoresF4+FSE4PessoalGP4Total Pagamentos Ano 4[2] F4+FSE4+GP4 - Valor arredondado ao Euro CASH FLOW ANO 4 CF4[1]-[2] CF4 - Valor arredondado em EuroANÁLISE DA VIABILIDADE Quadro dos Cash-Flows Ano 5 RECEBIMENTOS Valor Residual do InvestimentoVRTotal Recebimentos Ano 5[1] VR - Valor arredondado ao EuroPAGAMENTOS Total Pagamentos Ano 5 [2] CASH FLOW ANO 5 CF5[1]-[2] CF5 - Valor arredondado em EuroRESULTADO Vamos agora ver se a tua ideia é viável! Um dos critérios mais utilizados para verificar se um projeto de investimento é viável é o Valor atual líquido (VAL). É a soma de todas as entradas e saídas de dinheiro durante a vida útil de um projeto atualizada para o momento presente. E VAL do teu projeto é.... AnteriorSeguinteRESULTADO VAL =Boa! A tua ideia além de ser boa, parece ser viável! Atenção, não te esqueças que assumimos algumas hipóteses para simplificar. Se perderes dinheiro, não reclames com o Dr. IPVestimento! Com estas previsões, a tua ideia não é viável!! Não desanimes! Em primeiro lugar, volta atrás e verifica se não podes aumentar as tuas vendas e baixar os teus gastos e/ou o teu investimento forma, mas continuando com valores realistas! Se não der mesmo assim, tens de repensar a tua ideia! Vale mais agora do que avançares e perderes dinheiro! AnteriorSeguinte E para terminar, deixo-te aqui uma frase do Mark Cuban, um tubarão do programa Shark Tank, "Não há sucesso sem falhas e erros, mas há sucesso em aprender com eles e seguir em frente!" AnteriorSeguinte Insere os teus dados para poderes receber as informações que preencheste no teu email. Nome *Email *Acordo RGPD *Compreendo e aceito que o IPV - Instituto Politécnico de Viseu , em cumprimento do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) é obrigado por lei a observar qualquer quebra de sigilo nas relações com os utilizadores da sua rede. A informação inserida será utilizada exclusivamente no contexto de contacto acerca do projeto e no sentido de apoiar com recursos, informações e suporte.AnteriorEnviar Ideia de Negócio