Internacional
Estudante Internacional
Se queres estudar em Portugal e no Instituto Politécnico de Viseu, tens aqui toda a informação necessária.
O Estatuto do Estudante Internacional estabelece o ingresso de estudantes internacionais, com regras diferenciadas face aos estudantes nacionais e aos estudantes da União Europeia, em cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), de licenciatura/graduação e de mestrado.
Candidaturas 2024/2025
Candidaturas a Cursos de Licenciatura/Graduação
2ª Fase (Concluída) | Já podes consultar os resultados definitivos de colocação
1ª Fase (Concluída) | Já podes consultar os resultados de admissão e colocação (definitivos)
Protocolos com instituições estrangeiras
Concursos de estudantes internacionais ao abrigo de protocolos com instituições estrangeiras
2024/2025
- Concurso de estudante internacional ao abrigo do Termo Aditivo ao Protocolo de Colaboração entre o Instituto Politécnico de Viseu e a Câmara Municipal de São Filipe, Cabo Verde
- Concurso de estudante internacional ao abrigo de Protocolo Específico de Colaboração entre o Instituto Politécnico de Viseu e a Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Cabo Verde
- Concurso de estudante internacional ao abrigo de Protocolo Específico de Colaboração entre o Instituto Politécnico de Viseu e a Câmara Municipal da Boa Vista, Cabo Verde
Edital
Vagas
Mobilidade
Com o intuito de contribuir para o seu enriquecimento académico, cultural e pessoal, o Instituto Politécnico de Viseu proporciona aos seus estudantes, docentes e não docentes a oportunidade de se candidatarem à realização de uma experiência internacional de estudo ou profissional.
Reconhecimento de Graus Académicos
O reconhecimento em Portugal de graus académicos e diplomas de ensino superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, é regulado desde 1 de janeiro de 2019 pelo Decreto-Lei nº. 66/2018. Este Decreto-Lei revoga os dois anteriores, Decreto-Lei nº. 283/83 e Decreto-Lei nº. 341/2007.
Estudantes em Situação de Emergência Humanitária
São considerados “estudantes em situação de emergência por razões humanitárias os que sejam provenientes de países ou regiões em que prevaleça uma situação reconhecida de conflito armado, de desastre natural, de violência generalizada ou de violação de direitos humanos de que resulte a necessidade de uma resposta humanitária.”
O estatuto de estudante em situação de emergência por razões humanitárias permite que o/a estudante abrangido/a possa frequentar as instituições de ensino superior portuguesas, incluindo o Politécnico de Viseu. Aos estudantes que se encontrem em situação de emergência humanitária nas instituições de ensino superior, é garantida a sua equiparação excecional aos estudantes nacionais para efeitos de pagamento de propinas, taxas e emolumentos.