Acesso ao
Ensino Superior Nacional
Sobre
Todas as formas de acesso ao ensino superior, que variam em função do ciclo de estudos pretendido e da condição dos candidatos, podem ser consultadas na página da Direção Geral do Ensino Superior.
CTeSP
O ingresso nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Instituto Politécnico de Viseu realiza-se através de concursos organizados por cada uma das suas Escolas Superiores.
Os editais com as condições de acesso, prazos e regras de inscrição, critérios de classificação e vagas disponíveis estão indicados em Candidaturas.
Os candidatos que concluam as respetivas ofertas educativas e formativas nas escolas e entidades da rede PEPER têm prioridade na ocupação de até 50% das vagas que sejam fixadas nos CTeSP do Instituto Politécnico de Viseu.
Licenciaturas
O ingresso nos cursos de licenciatura no Instituto Politécnico de Viseu pressupõe que os candidatos reúnam os requisitos gerais de acesso ao ensino superior público pelas diferentes vias: concurso nacional, concursos especiais, regimes especiais, mudança de par instituição/curso e reingresso.
Mestrados
Podem candidatar-se aos mestrados do Instituto Politécnico de Viseu:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola em que pretende ser admitido;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola a que concorre.
Os concursos são organizados por cada Escola Superior do Instituto Politécnico de Viseu.
Doutoramento
O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental (SA3) assenta na transversalidade e interdisciplinaridade de áreas distintas, fundamentais para o desenvolvimento do mundo rural e que constituem o cerne da atuação dos quatro Institutos Politécnicos que o acolhem (Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Santarém) e do centro de investigação CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade que todos integram.
A área predominante é a Agricultura a que se junta a Proteção do Ambiente e as Indústrias Alimentares, para além da Floresta e dos Recursos Naturais.
Pós-Graduações
Em Candidaturas encontra a informação específica sobre o acesso e ingresso em cada Escola.
Pós-Licenciaturas
Os concursos para acesso a Pós-Licenciaturas são organizados pelas Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Viseu que disponibilizam esta oferta formativa.
Em Candidaturas encontra a informação específica sobre o acesso e ingresso em cada Escola.