Estudar
Uma Instituição à tua medida
O Instituto Politécnico de Viseu congrega cinco escolas superiores: Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.
Com uma rede formativa abrangente, o IPV agrega a excelência da sua formação, ministrada por um corpo docente altamente qualificado, a condições ímpares de estudo e investigação.
Oferta Formativa
Acesso ao Ensino Superior
O ensino politécnico é orientado por uma perspetiva de investigação aplicada e de desenvolvimento, dirigido à compreensão e solução de problemas concretos e visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais.
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) é a única Instituição de Ensino Superior público no distrito. A oferta formativa das cinco Escolas Superiores do IPV está disponível em vários ciclos de estudo: CTeSP, Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e Pós-Licenciaturas.
As opções de acesso ao IPV são indicadas separadamente para estudantes nacionais e internacionais.
Projetos de oferta formativa
Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são ciclos de estudo de ensino superior que têm a duração de quatro semestres letivos, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).
O funcionamento dos CTeSP é apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO2020, inserido no eixo prioritário para desenvolver o potencial humano, investindo na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida.
Ativos em 2019, 2020 e 2021
Vias Profissionalizantes
Rede PEPER
A REDE PEPER – Promoção do Ensino Profissional em Rede, foi criada pelo Instituto Politécnico de Viseu e pelo Instituto Piaget no dia 11 de novembro de 2019 de forma a valorizar o Ensino Profissional na região. Dela fazem parte inúmeros agrupamentos, escolas secundárias e escolas profissionais, bem como a CIM Douro e a CIM Viseu Dão Lafões, com uma área geográfica que abrange 25 concelhos.
Visa promover uma maior articulação entre os diversos agentes/entidades de educação/formação, com o objetivo de articular e construir percursos formativos que permitam alinhar os cursos profissionais de nível 4 aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas e Mestrados. Desta forma, propiciar-se-á aos alunos destes cursos o prosseguimento dos seus estudos e o consequente aumento do número de candidatos ao ensino superior.
Contrariar-se-á, assim, a desertificação do interior, contribuindo para a fixação de quadros na região, com competências técnicas e dinâmicas empreendedoras capazes de corresponder às suas necessidades de desenvolvimento.
Maiores de 23 Anos
Este concurso especial abrange os estudantes que sejam maiores de 23 anos.
GAES
Em Viseu, o GAES está instalado no Instituto Politécnico de Viseu, Campus Politécnico de Repeses.