CLAIM

CLAIM IPV

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

CLAIM

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) integra a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do Alto Comissariado para as Migrações.

É constituido por dois gabinetes de atendimento, em Viseu e Lamego.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Instituto Politécnico de Viseu (CLAIM IPV) encontra-se sediado nos serviços centrais do IPV oferece um serviço de Atendimento à Integração de Migrantes desde a sua criação a 9 agosto 2019.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Lamego, do Instituto Politécnico de Viseu (CLAIM IPV Lamego) encontra-se sediado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e oferece um serviço de Atendimento à Integração de Migrantes desde a sua criação a 16 de outubro de 2020.

Ajuda Humanitária à Ucrânia

Ensino da Língua Portuguesa

Sandra Antunes

(Coordenadora)

Andreia Costa

(Técnica Superior)

Paula Santos

(Professora)

Gonçalo Mota

(Professor)

Carla Bento

(Assistente técnica)

CLAIM IPV Viseu

IPV- Serviços Centrais

+351 232 480 700 (Chamada para a rede fixa nacional) 

  2ª e 6ª feira | 14h às 17h

CLAIM

claim.politecnicoviseu@sc.ipv.pt

 

CLAIM IPV Lamego

ESTGL

+351 254 615 477 de 2ª a 6ª feira

CLAIM

claimlamego.pv@estgl.ipv.pt

+351 254 615 477 das 14h00 – 17h30

Notícias

Feira do Mundo IPV

Feira do Mundo IPV

No passado dia 22 de maio, numa organização conjunta do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Instituto...

O que é a rede CLAIM

Criada em 2003, a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes integra vários gabinetes distribuídos de norte a sul do país e ilhas, onde é prestado atendimento personalizado, realizado por técnicos(as) habilitados para o efeito.

Em 2016, foi aprovada a Portaria n.º 203/2016, que cria a Rede Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (RNAIM), da competência do Alto Comissariado para as Migrações, I.P.(ACM, I.P.), que inclui os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM).

A determinação das competências, regras de funcionamento e organização interna das estruturas da RNAIM é definida por regulamento interno do ACM, I.P..

Qual a sua Missão

Como espaços de informação descentralizada, os CLAIM encontram-se ligados aos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM). A estrutura CLAIM tem como missão proporcionar aos(às) cidadãos(ãs) migrantes respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração e ajudar a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade, contribuindo para uma imagem de um Estado de Direito com rosto humano que, cumprindo a Lei, quer acolher bem.

Como Funcionam?

Com o objetivo de promover uma integração de proximidade, os CLAIM resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado para as Migrações, I.P.(ACM, I.P.), e autarquias ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.

Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de cidadãos(ãs) migrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos.

O que são os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)?

São gabinetes ou espaços de acolhimento, informação e apoio descentralizado, que visam ajudar a responder às necessidades dos migrantes em diferentes áreas:

  • Regularização da situação migratória;
  • Nacionalidade;
  • Reagrupamento Familiar;
  • Habitação;
  • Trabalho;
  • Segurança Social;
  • Retorno Voluntário;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Formação Profissional;
  • Empreendedorismo;
  • Apoio ao Associativismo;
  • Outras.

Reuniões, Cursos e Formação

Formação Reciclagem Lei de estrangeiros e lei da nacionalidade

  • Ação promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações. Participação de uma docente ESSV|IPV, no âmbito da formação da Rede CLAIM.

Duração 12 horas. 13 a 15 janeiro 2021.

  • Colaboradora e uma docente fizeram a formação Reciclagem Lei de Estrangeiros e lei da Nacionalidade.

Data: dias 25, 26, 27 de novembro de 2020

Formação Inicial Teórica para Técnicos/as da Rede CLAIM

  • Curso intensivo da responsabilidade e ministrada pelo Alto Comissariado das Migrações. Participação de quatro colaboradores e docentes do IPV. Objetivos: capacitar docentes e colaboradores para integrarem a bolsa interna de agentes de sensibilização, potenciais agentes de atendimento e de ajuda no Centro Local de Atendimento à Integração de Migrantes no Território Nacional e Insular (CLAIM), sediado nos Serviços Centrais. Os conteúdos do curso versaram: Lei de Estrangeiros; Registo Nacional de Menores; Acesso de Cidadãos Estrangeiros ao Serviço Nacional da Saúde; Enquadramento Institucional dos Serviços ACM; I.P e apresentação da Plataforma Local para Integração de Migrantes (PLIM), Registo de Atendimentos; Lei da Nacionalidade e Interculturalidade.

Duração: 35 horas. 25 de novembro a 17 de dezembro 2021.

  • Em novembro, dois elementos participaram na Formação de atualização Teórica para Técnicos/as da Rede CLAIM organizada pelo GAPLIM de modo virtual.

 

2020

    • Curso intensivo da responsabilidade e ministrado pelo Alto Comissariado para as Migrações. Participação de uma colaboradora e uma docente do IPV. 25 a 27 de novembro de 2020.

2019

    • Curso intensivo da responsabilidade e ministrado pelo Alto Comissariado para as Migrações. Participação de uma colaboradora quatro docentes do IPV. 23 a 25 de outubro de 2019.

Formação contínua para Técnicos/as da Rede CLAIM

  • Ação promovida pela AIMA. Participação de uma técnica do CLAIM IPV – Gabinete de Viseu.

Duração: 35 horas. 14 de maio a 25 de junho 2024.

 

Relatórios de Atividade

Relatórios de Atividade CLAIM