Candidaturas Erasmus
Estudantes
Com o intuito de contribuir para o seu enriquecimento académico, cultural e pessoal, o Instituto Politécnico de Viseu proporciona a todos os seus estudantes a oportunidade de se candidatarem à realização de uma experiência internacional de mobilidade, para a realização de:
- períodos de estudo, de três a 12 meses, em instituições de ensino superior europeias, com as quais existam protocolos de cooperação;
- estágio, de dois a 12 meses, numa instituição de ensino superior europeia ou numa empresa/organização do espaço europeu;
- período combinado de estudos e estágio, de três a 12 meses, a realizar durante o mesmo ano letivo.
Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.
Sessões Informativas
Tens dúvidas sobre o programa?
Participa nas sessões informativas online para esclareceres todas as questões:
- Quartas: 26/02 | 05/03 | 12/03 | Horário: 15h00 | sessão zoom
- Sextas: 28/02 | 07/03 | 14/03 | Horário: 11h30 | sessão zoom
Docentes
Missão de Ensino
Missões de Ensino em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação, com a duração mínima de 2 dias e 8 horas de ensino. Têm como objetivo permitir aos estudantes que não podem participar num esquema de mobilidade beneficiar do conhecimento e competência de docentes provenientes de instituições de ensino superior de outros países europeus. Promovem, ainda, o intercâmbio de saberes e experiências ao nível de métodos pedagógicos e encorajam os docentes do ensino superior a alargar e enriquecer a dimensão e conteúdos dos cursos oferecidos.
Formação
Formação em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação, com a duração mínima de 2 dias de trabalho. Contempla, ainda, a participação em seminários, conferências, workshops e cursos, incluindo a formação linguística, desde que não represente a maioria dos dias de formação. Tem como objetivo proporcionar aos beneficiários uma aprendizagem baseada no intercâmbio de conhecimentos, a partir das experiências e boas práticas da instituição/empresa de acolhimento, assim como a aquisição de competências práticas relevantes para o desenvolvimento profissional.
Bolsas
Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.
Não Docentes
Períodos de Formação profissional de carácter prático, em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação. Têm a duração de uma semana, sendo que o período mínimo são dois dias de trabalho. É também elegível a participação em seminários, conferências, workshops e cursos, incluindo a formação linguística, desde que não represente a maioria dos dias de formação. Têm como objetivo proporcionar aos beneficiários uma aprendizagem baseada no intercâmbio de conhecimento, a partir das experiências e boas práticas da instituição, assim como a aquisição de competências práticas relevantes para a atual ocupação e para o desenvolvimento profissional.
Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.
Coordenadores Académicos
Em cada escola do Instituto Politécnico de Viseu, existe um coordenador académico para a cooperação internacional, que funciona como ligação entre o Serviço de Relações Externas, responsável a nível central pela gestão administrativa global dos projetos desenvolvidos, e os membros da comunidade.