No ano escolhido pela Organização Mundial do Turismo para celebrar o turismo como meio de fomentar o desenvolvimento inclusivo das comunidades, parece ser cada vez mais pertinente discutir as melhores estratégias e práticas para garantir que o património cultural de um determinado destino turístico não seja prejudicado ou mesmo retirado aos residentes locais por via da sua transformação em projetos turísticos-imobiliários que beneficiam, sobretudo, agentes externos.

A cidade de Lamego possui um património cultural único, tanto no seu valor como na sua diversidade. Abrangendo desde um vasto leque de recursos culturais sagrados, militares e civis tangíveis, até aos imateriais endógenos, tais como as festividades pagãs celtas e católicas, bem como as tradições vinícolas e gastronómicas, Lamego tem um vasto potencial no que diz respeito ao turismo patrimonial. Assim, à medida que Lamego e o Vale do Douro circundante se tornam cada vez mais conhecidos entre os viajantes internacionais, a análise e discussão dos modelos de desenvolvimento mais adequados a adotar no seu turismo patrimonial é primordial, de modo a garantir que as comunidades de acolhimento sejam os principais beneficiários.

Neste contexto, como principal centro de conhecimento aplicado na região do Douro português, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu decidiu lançar o Simpósio de Turismo Inclusivo do Património (HINTS). Dada a sua ampla experiência multidisciplinar na investigação aplicada ao turismo patrimonial, a unidade de investigação DINÂMIA’CET – ISCTE cedo se juntou ao HINTS como seu coorganizador. De entre as entidades parceiras do evento destaca-se a Câmara Municipal de Lamego, o ICOMOS Portugal, o Turismo de Portugal, a Universidade de Coimbra e a Rota do Românico, entre outras. Com o objetivo de se tornar um evento científico internacional de referência centrado no turismo do património, o HINTS pretende também fomentar o debate entre diferentes perspetivas tanto de estudiosos como de profissionais desta área, bem como constituir-se num showcase das melhores práticas de desenvolvimento do turismo do património inclusivo. Estão já confirmadas as presenças, em Lamego, de alguns dos principais investigadores mundiais na área do turismo cultural, representando centros de conhecimento de referência, tais como a Universidade de Coventry (Reino Unido), Simon Frasier (Canadá), Sorbonne (França), South Australia, do Pireu (Grécia), Bocconi de Milão (Itália) de Coimbra (Portugal), entre outras.

O primeiro HINTS terá lugar nos dias 11 e 12 de maio de 2022 no monumental Teatro Ribeiro Conceição, situado no coração da cidade de Lamego. Adicionalmente, visitas técnicas de campo procurarão realçar ainda mais a natureza aplicada do seu programa científico. Todos os interessados nas temáticas do HINTS são convidados a participar gratuitamente nesta primeira edição. Programa e inscrições em www.hints-symposium.com.

 

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This