Metaverso e realidade virtual discutidos no IPV
O Seminário “New Technologies in Education and Society”, que decorreu entre 4 e 6 de abril na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir as implicações de tecnologias como o metaverso e a realidade virtual para a educação e para a sociedade.
Na sessão de boas-vindas, Pawel Sniatala, vice-reitor da Universidade de Tecnologias de Poznan (PUT) e coordenador da EUNICE (European University for Customised Education), após saudar os participantes, salientou a importância da cooperação entre instituições de ensino superior para ultrapassar os obstáculos do quotidiano que se tem tornado cada vez mais complexo. Pawel Sniatala afirmou ainda que “com as pessoas certas, tudo é possível de alcançar”, pelo que a cooperação entre os parceiros da EUNICE é muito importante para alcançar os objetivos europeus.
Cristina Azevedo Gomes, Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, organizadora do evento, referiu que “as universidades europeias, enquanto cenários de intercâmbio intercultural, multilinguismo, inclusão e inovação, oferecem um terreno privilegiado para o diálogo, o debate e a colaboração na prossecução de uma visão partilhada da educação baseada nos valores europeus”.
“Este seminário é uma oportunidade para aprofundarmos o impacto profundo das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial ou os ambientes virtuais, tanto na educação como na sociedade. A omnipresença da tecnologia na nossa vida quotidiana não é inerentemente boa ou má, mas não é transparente”, acrescentou.
No segundo dia do evento, metaverso, ambientes colaborativos virtuais, engenharia virtual e empresas inteligentes virtuais foram os principais tópicos apresentados e discutidos na primeira sessão. Todos os especialistas apresentaram trabalhos interessantes sobre as utilizações da realidade virtual e a forma como os professores, os estudantes e a comunidade podem aproveitá-las. Para concluir o primeiro painel, os oradores discutiram a forma de motivar os alunos para estes temas e de adaptar os temas discutidos à vida quotidiana para tirar o máximo partido deles.
No segundo painel, a necessidade de um novo formato de palestras e a cibersegurança foram os principais temas apresentados e todos os participantes ficaram a saber mais sobre o laboratório virtual que está a ser desenvolvido na EUNICE. Através do evento, os participantes puderam aprofundar o impacto profundo das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial ou os ambientes virtuais, tanto na educação como na sociedade.
Para terminar o segundo dia, todos os participantes tiveram oportunidade de experimentar o mundo virtual em primeira mão, utilizando óculos de realidade virtual. Foi apresentado um conjunto de posters com utilizações específicas da tecnologia no ensino superior, bem como em organizações sociais, realçando ainda mais a diversidade de tecnologias e os problemas que estas podem resolver.
Na quinta-feira, o tema “Navigating the Opportunities and Challenges of European Universities” foi discutido numa reunião com o presidente do IPV, o vice-reitor da PUT e a equipa EUNICE do IPV e no sábado realizou-se a sessão de encerramento. O sucesso da iniciativa deu motivação aos organizadores para começarem a preparar a edição de 2025.