Partilhar ideias e experiências é fundamental para a evolução de qualquer universidade. A importância aumenta quando se trata de uma universidade europeia com dez parceiros de várias zonas da Europa, como é o caso da EUNICE (European University for Costumised Education), de que o IPV é membro.

Com o objetivo de evoluir em cada área do ensino superior europeu, os reitores e as equipas de trabalho das dez universidades reúnem duas vezes por ano em assembleia geral. A primeira da segunda fase da EUNICE decorreu nos dias 23 e 24 de abril na Brandenburgische Technische Universität Cottbus-Senftenberg (BTU), na Alemanha.

Na sessão de abertura, o Vice-Presidente do IPV, João Vinhas, dirigiu-se à assembleia referindo que “o futuro da educação é de todos” através da EUNICE e fazendo parte dela. Comprovando ainda que a EUNICE é “muito importante a nível europeu”, João Vinhas mencionou o lema do IPV e adaptou-o à Universidade Europeia EUNICE confirmando que “da EUNICE vê-se o mundo”.

Pawel Sniatala, coordenador da aliança, salientou que a principal ideia da universidade europeia não é apenas internacionalização, mas também criar uma família, a família EUNICE. Corroborando a ideia de as instituições parceiras estarem no centro do ensino superior europeu, Pawel Sniatala referiu que através de qualquer parceiro, o resto do mundo pode ligar-se à Europa via EUNICE.

Das 50 alianças criadas até ao momento, só perto de um quinto criaram uma entidade legal que permite corporizar uma universidade transnacional. Desse modo, a EUNICE foi uma das primeiras alianças a criar uma entidade legal, designada por EUNICE AISBL (Associação Internacional sem Fins Lucrativos), que serve como ferramenta para a institucionalização de uma universidade de dimensão e alcance europeus.

Philipe Dubbois, reitor da Université de Mons (UMONS) e presidente da Assembleia Geral da EUNICE, reforçou a importância da AISBL para “criar oportunidades relevantes” para a aliança e afirmou estar certo de que a EUNICE “tem as ferramentas certas para fazer algo incrível” a nível europeu.

A assembleia geral ficou marcada pela eleição do próximo presidente da assembleia geral da EUNICE, o presidente da University Polytechnic Hauts-De-France (UPHF), Abdelhakim Artiba.

A ‘vice-reitora da Universidad de Cantabria e Presidente da Board of Directors da EUNICE, Matxalen Llosa, salientou que “fazer parte da EUNICE é um privilégio”, afirmando que a aliança está “a liderar o futuro da área europeia de ensino superior”, mas que essas conquistas também são uma grande responsabilidade.

A agenda durante a Assembleia Geral foi diversificada e abrangente. Workshops, reuniões com muitas discussões e troca de experiências e ideias contribuíram para o avanço da aliança. Em todas as reuniões, o IPV teve participação através da equipa liderada pelo vice-presidente João Vinhas e pela pró-presidente Maria Figueiredo. Destaca-se a coordenação das atividades dirigidas a estudantes e promotoras de aprendizagens experienciais, incluindo a mobilidade, que está a cargo da pró-presidente Susana Amante.