Tudo começou com uma página inteira com ideias de negócio, umas com mais potencial que outras. As várias ideias foram reduzidas a apenas uma que Diogo Morgado e Hugo Santos levaram a competição no concurso Poliempreende regional e que na próxima semana levam a Santander, Espanha através da universidade europeia EUNICE (European University for Customised Education).

De acordo com Hugo Santos, um dos membros da equipa BUCKET, apesar de haver um sentimento de “grande responsabilidade”, já que representarão o IPV num concurso internacional, “enchem-se de entusiasmo” e esperam que seja “um novo desafio que trará crescimento pessoal”.

Para os estudantes, a competição em Santander é uma oportunidade para viver “novas experiências” e para “desenvolver o nível de inglês”, já que, apresentar a ideia de negócio numa língua que não é a língua materna e em frente a uma grande plateia é, de acordo com os membros da equipa, um desafio acrescido.

Diogo Morgado refere que é “desafiante, porque não têm experiência”, mas garante que vão “poder crescer muito” com a experiência.

Os estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) apresentam a ideia no EUNICE Imagine Innovation Cup nos dias 11 e 12 de julho, um concurso no qual competem ideias de vários países da Europa.

O desenvolvimento da ideia

A ideia inovadora na área do serviço de lavagem de carros surgiu após um brainstorming entre os dois elementos que, após relerem todas as opções, perceberam que esta seria a mais promissora, já que consideram haver uma “falha no mercado” e uma “necessidade dos consumidores para um serviço do género”.

Os estudantes confessam que no início foi difícil elaborar a ideia, mas que a “partir do momento em que começaram a trabalhar na ideia” tudo se tornou “mais fácil e dinâmico”. Hugo Santos recorda que se tratou de algo “muito desafiador”, mas que “depois das discussões entre os dois, conseguiram construir uma boa ferramenta de trabalho”. Durante o desenvolvimento do negócio para apresentar no Poliempreende, os estudantes frequentaram oficinas temáticas oferecidas pelas escolas do Instituto Politécnico de Viseu que os ajudaram a formar os processos necessários.

No desenvolvimento do negócio, a equipa teve a preocupação de ser uma ideia com fundo sustentável e ecológico, já que queriam transmitir ao cliente a importância desse tema nos dias que correm.

Em relação ao nome da equipa “BUCKET”, os membros explicam que foi escolhido com o objetivo que “toda a gente percebesse só pelo nome ao que o negócio se destinava”, uma vez que o “balde pode transportar os instrumentos todos para a lavagem de carros”.