O Programa “Ações de Formação – Ética no Desporto 2020-2021”, dinamizado pelos Politécnicos de Leiria, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu, no âmbito da REDESPP (Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público), com o apoio do IPDJ/PNED (Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto), teve o seu corolário, na passada semana, com a Sessão de Encerramento realizada na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

Na ocasião, o grupo promotor do Programa apresentou o Relatório sobre o balanço das ações de formação realizadas nas escolas superiores dos Politécnicos participantes. Neste contexto e no conjunto dos 5 politécnicos, em 2020-2021, foram feitas 29 ações, com um total de 3.346 participantes, 106 formadores e 101 parceiros. No caso concreto do IPV, particularmente através da sua Escola Superior de Educação (ESEV), foram realizadas cinco ações de formação, em formato online, nas quais estiveram envolvidos 1.115 participantes e 29 parceiros.

Depois do trabalho realizado, os promotores da iniciativa propõem-se agora ir mais além. Já em 2022-2023, visam preparar a apresentação de um projeto de pós-graduação em Ética no Desporto, com formatos e metodologias diversificadas.

Objetivo imediato é ainda constituir um Laboratório de Investigação em Ética no Desporto (LIED), com esta ou outra denominação, sob a égide do IPDJ/PNED e integrando investigadores da REDESPP, da UCP (Cátedra Manuel Sérgio), entre outros, construído em torno de linhas e temáticas de investigação em curso, estruturando áreas de desafios de investigação.

O mestrado será o desafio final, num ciclo seguinte, possível ao abrigo desse movimento de investigadores, aspeto essencial para a A3ES, entidade a quem compete fazer a respetiva avaliação e consequente acreditação.

A fechar a cerimónia, que decorreu no Instituto Politécnico de Viseu, e ainda ao redor da temática que ali juntou diversos especialistas na matéria, realizou-se a sessão de apresentação do livro “Ética e Desporto. Desafios Atuais e Futuros”, da autoria de Antonino Pereira (ESE/IPV) e Rui Proença Garcia (FADEUP). A apresentação da obra, com a chancela das Edições Afrontamento, foi feita pelo Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo. Este responsável frisou o valor da ética e a “importância” que os dois autores da obra “dão ao treino e ao tempo”. Para Marçal Grilo “tem de haver humildade” e frisou o facto dos autores serem “contra o sucesso imediato”, aspeto com que concorda em contraponto com “esta sociedade do imediato”, pois a ética tem de ser “centrada na espera”.

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This