Criada para ajudar a Ucrânia, no momento difícil que aquele país e as suas gentes atravessam, a rede constituída pela Câmara Municipal de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Associação Viriatos.14 e Associação dos Ucranianos de Viseu manifesta o seu regozijo pelo facto da campanha de ajuda humanitária que está a desenvolver ter superado em apenas uma semana (com início a 27 de fevereiro) as melhores expectativas.

Logo no segundo dia, os bens angariados permitiram enviar cerca de 3 toneladas de medicamentos, alimentação e roupa e já nesta semana, dia 1 de março, seguiram mais 7 toneladas num camião dos Transportes Internacionais Rodoviários (TIR) com destino à Ucrânia. Neste momento está disponível mais um carregamento TIR, no terminal disponibilizado pelo Regimento de Infantaria 14, o qual seguirá muito em breve com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia.

Os bens e dádivas não param de chegar à Loja Solidária do IPV. Anónimos, organizações juvenis, empresas, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, organizações religiosas, comerciantes, entre muitas outras entidades todos têm contribuído, fazendo com que Viseu se assume na linha da frente da solidariedade para com a Ucrânia.

Militares no ativo e na reserva, docentes, funcionários e estudantes do IPV, voluntários de todos os setores da comunidade viseense e voluntários e comunidade ucraniana encontram-se na Loja Solidária do IPV (que migrou temporariamente para um espaço maior que o anterior e com acesso pelo exterior – o CAFAC) e numa jornada contínua, sem descanso nem fins de semana, das 9 às 20h, efetuam a triagem dos bens doados, embalam, identificam. Depois de todo este processo, os Bombeiros Voluntários de Viseu transportam os bens, já devidamente acondicionados, para um armazém no RI 14 até prosseguirem em camião TIR, disponibilizado por uma empresa local, até à fronteira.

Entretanto e a abrir ao que se espera que venha a ser uma outra expressão da solidariedade por parte da comunidade local, a primeira refugiada a chegar a Viseu foi ontem (4 de março) registada no CLAIM IPV (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes).

INFORMAÇÕES ÚTEIS

OFERTA DE TRANSPORTE DE BENS
As pessoas que pretendam colaborar nesta campanha e que não disponham de meio de deslocação desde a sua residência, estabelecimento comercial ou outro local na cidade de Viseu, podem solicitar transporte ao The Xico’s Delivery Viseu, através do seguinte email: viseu@thexicos.com, indicando a morada completa e o horário ou através do número 928 100 528.

De igual modo, mas para fazer chegar volumes de grande dimensão, encontra-se disponível a Half.Arroba, através do número 968 130 590.
A Loja Social do IPV continuará aberta das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17H30 durante os dias de semana e, excecionalmente, no mesmo horário durante o próximo fim de semana.

APOIO E ACOLHIMENTO DE PESSOAS REFUGIADAS
Quem pretenda disponibilizar alojamento para famílias refugiadas deve manifestar essa disponibilidade na Junta de Freguesia da sua área de residência ou junto dos Serviços Sociais da CMV.

O registo dos refugiados é iniciado no CLAIM do IPV, que funcionará diariamente das 14h00 às 20h00, mediante marcação prévia, seguindo-se o SEF que já abriu uma linha exclusiva de atendimento, disponível das 09h00 às 17h00.

A Loja Solidária do IPV criou em paralelo um serviço de apoio em bens aos novos refugiados que cheguem a Viseu. Este decorre, igualmente, no mesmo espaço disponibilizado para sediar a Loja neste período de conflito: o CAFAC, localizado nos Serviços Centrais da instituição, dentro do Campus, na fachada virada à ESTGV e Quartel.

Informa-se ainda que não existem, de momento, carências de roupa, cobertores ou mantas! Quem o desejar pode, no entanto, continuar a contribuir com a dádiva de medicamentos e artigos médicos de primeiros socorros, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This