No dia 25 de novembro, os coordenadores dos dez grupos de trabalho temáticos reuniram-se na Universidade Católica de Lille, um parceiro associado da EUNICE, para partilhar os progressos das políticas que têm vindo a desenvolver ao longo do último ano. Estas políticas continuarão a ser melhoradas até à primavera de 2026, seguindo-se uma revisão aprofundada por comités consultivos de especialistas e estudantes, bem como por assessores jurídicos. A aprovação final pela Assembleia Geral da EUNICE está prevista para 2027.
Principais Áreas de Política em Desenvolvimento
Como refere a Secretária-Geral da EUNICE, Magdalena Sikorska, “o objetivo do trabalho destes grupos de políticas é criar uma verdadeira experiência universitária europeia integrada. Os estudantes beneficiarão de uma mobilidade mais simples e do reconhecimento das suas conquistas. Os investigadores terão acesso a recursos partilhados e a normas comuns. E a sociedade verá as universidades liderar em sustentabilidade, inclusão e inovação”, afirmou.
A constituição abrange dez áreas-chave que influenciam todos os aspetos da vida universitária:
- Mobilidade: Facilitar experiências internacionais para estudantes e staff, com mais programas conjuntos híbridos e opções de viagem sustentáveis, para fins educativos e estágios.
- Acesso ao Conhecimento – Ciência Aberta & Educação Aberta: Tornar acessíveis a todos os materiais de investigação e aprendizagem. Os compromissos incluem princípios FAIR para dados, repositórios partilhados, currículos co-criados e gestão de dados normalizada.
- Consciência Cultural & Valores Europeus: Promover a diversidade e a cidadania europeia através da comunicação multilingue e de currículos orientados por valores.
- Sustentabilidade: Integrar a responsabilidade ambiental e social no ensino, nas operações e na governação: desde o desenvolvimento de competências de sustentabilidade até à redução do consumo de energia, emissões e resíduos.
- Inclusão: Eliminar barreiras — financeiras, físicas, digitais e pedagógicas — para que a educação seja acessível a todos. Planos locais e mecanismos participativos pretendem garantir uma implementação sensível ao contexto.
- Parcerias: Reforçar o modelo de colaboração entre as universidades da EUNICE e os Parceiros Associados, através de ferramentas partilhadas.
- Integridade Científica: Garantir que a investigação na Aliança cumpre normas comuns de transparência e confiança e está alinhada com as melhores práticas europeias sobre integridade na investigação, estabelecidas pela Federação Europeia das Academias de Ciências e Humanidades (ALLEA).
- Internacionalização: Expandir as ligações globais da EUNICE através de candidaturas coordenadas a financiamentos, parcerias éticas e melhores vias de mobilidade.
- Sustentabilidade Financeira: Construir um modelo de financiamento resiliente que combine apoio da UE e dos Estados-membros, filantropia e envolvimento de alumni.
- Reconhecimento Académico: Tornar a transferência de créditos, microcredenciais e graus conjuntos mais transparente, simples e rápida para os participantes.