O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a STAR Institute – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologia Aplicadas, assinaram um acordo que vai permitir a construção de um Centro de Tecnologia e Inovação em Viseu. Este acordo consiste na cedência do direito de superfície no campus do IPV onde será construída a nova infraestrutura que visa “valorizar o ensino superior da região de Viseu, atrair e fixar jovens e desenvolver atividades de Investigação e inovação que potenciem o desenvolvimento do nosso tecido empresarial”. Quem o diz é o presidente da STAR Institute, Elísio Oliveira, para quem este “é um projeto de grande alcance” no nosso território.

Trata-se de uma parcela de 8.500 m2 que será cedida por 40 anos à associação que ali vai construir um edifício no valor de 3,3 milhões de euros e cujo concurso público está a decorrer. A restante verba, de 1,7 milhões, vai ser investido no equipamento. De referir que parte destes investimentos são feitos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente no âmbito da Agenda Green Auto.

Para o Presidente do IPV, José Costa, “O Centro de Tecnologia e Inovação a edificar no IPV é uma oportunidade excelente para reforçar a e fortalecer a nossa ligação ao mundo empresarial e ao sistema científico que nos acompanha. O IPV e a STAR Institute, o qual permitirá o crescimento no Campus de um espaço de enorme acuidade no âmbito da investigação e inovação, é um sinal de enorme confiança e reconhecimento da qualidade da nossa instituição, bem como mais uma oportunidade para os nossos estudantes e professores, em conjunto com as empresas, potenciarem mutuamente o seu caminho e valorização”.

“Este investimento, marcante no território, será gerador de mais valias. Estamos empenhados em fortalecer a qualidade de proximidade com os nossos parceiros. Este será mais um contributo para pôr o IPV a liderar nas preferências dos jovens e para uma crescente afirmação do território”, salientou o presidente do IPV.

“Estamos focalizados nas áreas de inovação e desenvolvimento mais prementes do contexto histórico que vivemos, nomeadamente a transição energética e digital, a descarbonização e os desafios da resiliência e da sustentabilidade”, afirmou Elísio Oliveira, explicando que “a STAR Institute é o primeiro e único Centro de Tecnologia e Inovação do distrito de Viseu, com o reconhecimento da Agência Nacional de Inovação e do Ministério da Economia” que desenvolve atividades em Mangualde (onde tem a sua sede), no IPV e na UPTEC- Porto.