Estudantes da licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações dinamizaram, durante 3 dias (20,21 e 22 de março) Workshops sobre como construir um Rádio Cristal. Estes workshops foram direcionados às turmas do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Latino Coelho e coordenados pelo Diretor de Departamento de Informática, Comunicações e Ciências Fundamentais, Professor Ricardo Gama e com a colaboração de outros docentes do Departamento.
O Programa Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
Uma iniciativa do Governo, este Programa é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 101 entidades parceiras (15 das quais municípios), 62 escolas básicas e secundárias e 23 instituições de ensino superior.
De forma a robustecer o Programa e a sua rede de parceiras, foi criada, dezembro de 2021, a Aliança para a Igualdade nas TIC, com foco na formação, capacitação, contratação e retenção de mais raparigas e mais mulheres para a área das tecnologias e engenharias.
Na União Europeia, o Eurostat indica que mais de oito em cada dez empregos nas TIC são preenchidos por homens.
E embora as raparigas e mulheres sejam metade das pessoas no ensino secundário ou superior, representam apenas 12,8% entre estudantes das TIC e 22,8% entre estudantes de engenharias. Em Portugal, a proporção de mulheres diplomadas nestas áreas caiu de 26,2% em 1999 para 20,6% em 2017.
Um estudo da Microsoft, feito em 12 países europeus, mostrou que é entre os 14 e os 16 anos que se dá o afastamento das raparigas.