Os estudantes do Instituto Politécnico de Viseu e das universidades que constituem a aliança EUNICE (European University for Customised Education) já se podem inscrever nos cursos disponíveis no catálogo EUNICE.

No próximo ano letivo, 2024/25, os estudantes do IPV, e em alguns casos também o staff, podem escolher de entre mais de 70 cursos online oferecidos pelas dez instituições membros da universidade europeia.

O catálogo de cursos da EUNICE abrange várias áreas em que as instituições membros se especializam, desde as tecnologias da informação e cidades inteligentes, competências globais, cuidados de saúde, história e ciências sociais, entre muitos outros.

Entre estes cursos também é possível aprender uma língua nova através dos cursos online de línguas. Os estudantes podem aprender diversos idiomas da aliança EUNICE, como italiano, finlandês, sueco, polaco, entre outros.

A maioria dos cursos EUNICE são lecionados em inglês, gratuitamente, e são frequentados online, com aulas em direto e opções de estudo autónomo, dependendo do formato indicado nos guias de estudo disponíveis no site da EUNICE.

Da parte do IPV, todas as escolas oferecem cursos para cerca de 150 mil estudantes europeus num total de mais de 10 cursos oferecidos pelos professores do politécnico. Trata-se de uma oportunidade única de lecionar em sala de aula virtual com estudantes de diferentes instituições europeias que pretendem saber mais sobre uma determinada área de estudo.

Os cursos dão aos estudantes a oportunidade de personalizarem o seu percurso de aprendizagem e de viverem uma interação internacional com outros estudantes de todas as instituições parceiras. Para além disso, ao participar em cursos EUNICE estão a construir mais conhecimento em áreas específicas e, por isso, a melhorar o currículo.

De referir que, atualmente, os cursos EUNICE apenas se destinam a estudantes com matrícula válida no IPV no ano letivo em causa.

A pensar no público em geral, a EUNICE oferece, em períodos específicos durante o ano, um Massive Massive Open Online Course, um curso online e aberto a todos. No futuro surgirão mais destes cursos com várias temáticas. Os interessados podem manter-se atentos às comunicações EUNICE.

O processo de inscrição num curso é bastante simples: basta analisar os cursos no site https://eunice-university.eu/courses/, escolher qual/quais pretende, entrar nesse curso, clicar no botão “apply now”, preencher o formulário e submeter.

Qualquer estudante do Instituto Politécnico de Viseu pode candidatar-se a um ou vários cursos que a EUNICE oferece. O pessoal docente, técnico e administrativo tem também oportunidade de participar em alguns cursos da área de línguas.