De 22 a 25 de outubro, nove estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) viajam até França para competir com estudantes de vários cantos da Europa nos Alliance Games, organizados pela universidade europeia EUNICE. O torneio conta com equipas das dez instituições parceiras da EUNICE que jogam nas modalidades de basquetebol e voleibol.

Para João Ferreira, estudante e representante das equipas do IPV, o “desporto vive à conta das conexões entre as pessoas” e por isso, acredita que esta oportunidade pode “abrir portas”, já que é um “leque de oportunidades que se abre” na qual se pode “ganhar contactos e conhecimento” para os estudantes que querem singrar no mundo do desporto.

O Pró-Presidente para a Saúde, Desporto, Bem-estar e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viseu, Abel Figueiredo considera que “é muito importante fazer atividades físicas e desportivas que coloquem as pessoas em contacto com outras de forma divertida e de forma saudável”. Abel Figueiredo acredita ainda que se essas experiências foram internacionais, como é o caso dos Alliance Games, se tornam ainda mais importantes, já que “hoje em dia as pessoas estão estimuladas para poder viajar e conhecer zonas diferentes”.

Sobre a importância destes eventos internacionais na vida dos estudantes, João Ferreira refere que “havendo a possibilidade de os estudantes poderem integrar um grupo europeu para praticar desporto, não só é uma forma de tentar alcançar o objetivo de ganhar o torneio”, mas também se trata de uma “forma de tentar criar ligações inter europa”. Para o estudante de Desporto e Atividade Física, esse é “um dos pontos principais que dá motivação aos atletas que vão integrar o campeonato”.

O facto de competirem com jogadores de diferentes instituições europeias pode ser visto como intimidante, mas João Ferreira garante que os jogadores são “capazes”, uma vez que “existe um conjunto de capacidade físicas, sociais e psicológicas dos atletas que faz com que seja um grupo unido com objetivos bem definidos”, nomeadamente “o bem-estar de toda a gente e o de integrar a comunidade EUNICE”.

O Pró-Presidente para a Saúde, Desporto, Bem-estar e Sustentabilidade do IPV confirma que a missão das instituições superiores, inclusive o IPV é de “promover atividades físicas executivas para os seus agentes, sejam alunos ou docentes”, ou seja, promover “a saúde do ponto de vista biológico, psicológico e social”.

Este ano é o quarto ano consecutivo que a EUNICE reúne os estudantes das suas dez universidades membros nos Alliance Games que são organizados nesta edição pela Universidade Politécnica Haus-de-France e terá lugar em Valencienne.

Para além do desempenho desportivo, os Alliance Ganes são também um momento de intercâmbio internacional e de descoberta cultural para os estudantes que viajam para um país diferente e que contactam com realidades e vivências diferentes das que estão habituados.

João Ferreira, Guilherme Pina, Guilherme Peixoto, Carolina Sousa, Carolina Caredal, Letícia Cachulo, Telma Oliveira, Iago Soares, António Ferreira são os nove estudantes que competem no torneio, acompanhados pela Andreia Martins do gabinete EUNICE do IPV.

Para aqueles que desejam apoiar as equipas das suas universidades, os jogos serão transmitidos em direto na seguinte plataforma: https://uphf.fr/eag-2024/