Entre 26 e 28 de maio, mais de duas centenas de estudantes envolvidos em 53 alianças europeias reuniram-se no Parlamento Europeu em Estrasburgo para a 4ª edição da Assembleia Europeia de Estudantes (ESA) para debater oito temas fundamentais para o futuro da Europa.

Da Universidade Europeia EUNICE (European University for Customised Education) cinco estudantes tiveram a oportunidade de participar na assembleia, tendo o IPV sido representado por Mariana Magno, estudante de 2º ano do Mestrado em Comunicação Aplicada, da Escola Superior de Educação de Viseu,

Para a estudante que integrou o painel 3 ‘AI, European democracy and civic engagement’, “o evento permitiu representar a voz dos interesses estudantis” e “estabelecer contacto com estudantes de outros países e alianças”.

Mariana Magno classifica a experiência como “enriquecedora, tanto a nível profissional, como pessoal” e acrescenta: “participar num evento desta dimensão suscita a influência estudantil nas políticas europeias”, assim como fomenta “a colaboração no processo de elaboração de políticas focadas em questões atuais com o objetivo de melhorar o futuro da Europa”.

Cada painel constituído por estudantes e dois coordenadores, com a função de moderar as reuniões e discussões, trabalhou durante os meses anteriores à ESA na discussão e elaboração de propostas que foram votadas no último dia da assembleia.

Sobre esse processo, Mariana Magno admite que “a pesquisa e redação feita durante os três meses precedentes ao evento resultou na elaboração de políticas que podem contribuir para transformar a Europa mais inclusiva, sustentável, inovadora e democrática”.

Durante o evento, as alianças presentes puderam participar na ‘Village of Alliances’, um encontro entre as universidades europeias e os estudantes, com o objetivo de divulgar e dar a conhecer todas as oportunidades de cada uma.