Nos dias 20 e 21 de março, dois estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Nero Soares e Rui Pais, acompanhados pela docente Susana Amante, estiveram presentes na primeira reunião do Student Advisory Board (ESAB) da Universidade Europeia EUNICE (European University for Customised Education) na Universidade de Mons (Bélgica).

O encontro reuniu estudantes das 10 instituições parceiras da EUNICE com o objetivo de dar voz aos estudantes para colaborativamente criarem as bases de uma universidade que promove valores europeus e cultiva um forte sentido de comunidade entre os seus membros, algo que foi cumprido durante os dois dias de reuniões.

Para o estudante Rui Pais do Mestrado de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), a experiência foi “marcante e fenomenal”, superando “quaisquer expectativas” anteriormente criadas. O estudante não considera estes encontros relevante apenas por “permitir aos alunos mais uma oportunidade de mobilidade no ensino superior e de lhes proporcionar conhecer novas culturas”, mas também “para que os alunos interiorizem que têm uma voz e que a sua opinião é importante em assuntos académicos”.

Nero Soares, estudante da licenciatura de Tecnologias e Design de Multimédia da ESTGV concorda com o colega, acrescentando que estes encontros são uma “forma excecional para agregar ideias e os mais diversos pontos de vista, de pessoas provenientes de regiões tão vastamente diferentes, bem como criar conexões interculturais”.

O estudante refere que é “inacreditável o nível de conexão que é possível estabelecer em tão pouco tempo” e que se trata de uma oportunidade “incrível para aprender e partilhar conhecimentos”.

Os dois estudantes que representaram o IPV no ESAB referem que existia um objetivo comum: “melhorar a experiência do ensino superior para alunos futuros que queiram integrar-se na EUNICE” e demonstrar “a importância do papel dos representantes” no ESAB.

Durante os dois dias, os estudantes puderam definir assuntos importantes para a EUNICE, relativamente à participação dos estudantes nos órgãos de decisão, estruturação de futuras reuniões, ao recrutamento de novos membros, aos processos de voto para eleição de cargos, sessões de brainstorming sobre estes temas e também sobre a organização da futura assembleia geral em Mons. Todos os estudantes fizeram também uma breve apresentação das várias instituições parceiras e respetivas cidades e universidades.

Os estudantes voltarão a reunir-se na Assembleia Geral da EUNICE marcada para setembro na Bélgica.