No Plano de Atividades para 2021, a Direção da HUMANITAS compromete-se a criar a 2ª edição da Bolsa de Estudo para Estudantes do Ensino Superior que pesquisem sobre temas relacionados com Deficiência Intelectual, contribuindo assim para desenvolver a investigação nesta área, com vista ao desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas cientificamente.

A investigação e desenvolvimento, bem como, a formação contínua são os pilares do progresso das sociedades contemporâneas.
A Bolsa de Estudo é uma excelente oportunidade para os alunos vivenciarem e partilharem experiências e boas práticas vividas nas Organizações, assim como, uma oportunidade ímpar para as instituições comunicarem / interagirem com a comunidade académica.

Dada a importância desta iniciativa solicitamos a V. Exa. a mais ampla divulgação junto dos alunos da Vossa Escola / Instituto, podendo consultar no site da HUMANITAS em: www.humanitas.org.pt o regulamento e mais informações sobre este assunto.

A HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, fundada a três de setembro de dois mil e um, com sede em Lisboa, na Praça de Londres nº 9 – 4º Esq., é uma Federação constituída por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolvem a sua ação no âmbito da habilitação e integração da Pessoa com Deficiência Intelectual.
Neste momento representa cerca de 5900 pessoas com Deficiência Intelectual apoiadas por 34 Instituições, abrangendo quase todo o território nacional.

Tem como objetivos:
a) Defender os interesses dos seus associados, defendendo e promovendo a necessária adequação da legislação portuguesa e comunitária, no sentido de serem reconhecidos e respeitados os direitos e deveres do Cidadão com Deficiência Mental, promovendo a sua integração na sociedade no respeito pelos princípios da normalização, personalização, individualização e bem-estar, em igualdade de oportunidades;
b) Sensibilizar e corresponsabilizar a Sociedade e o Estado, nas suas várias formas, no papel que lhes cabe na resolução dos problemas do Cidadão com Deficiência Mental e respetiva família;
c) Defender e promover os interesses e satisfação das necessidades do Cidadão com Deficiência Mental nas Instituições, no trabalho, no lar e na Sociedade tendo como princípios básicos:
1. Partilhar lugares comuns;
2. Fazer escolhas;
3. Desenvolver capacidades;
4. Crescer nas relações;
5. Ser tratado com respeito e ter um papel socialmente valorizado

Participação da Federação:
– Registada como ONGPD no Instituto Nacional para a Reabilitação (INR)
– Representante da Área da Deficiência Intelectual na Comissão de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência
– Membro do Conselho Nacional de Educação
– Membro do Grupo de Acompanhamento dos Centros de Recurso para a Inclusão na DGE – Direção-Geral de Educação.
– Membro do Conselho Consultivo do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD)
– Membro do ODDH – Observatório da Deficiência e Direitos Humanos
– Membro do Grupo de Trabalho do ODDH para a Interdição e Inabilitação
– Membro do Fórum para a Integração Profissional, no IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
– Membro da CNIS – Confederação Nacional da Instituições de Solidariedade Social.
– Cofundadora da Federação Ibero-Americana de Síndrome de Down
– Membro Observador da EASPD – European Association of Service Providers For Persons With Disabilities

Antecipadamente agradecemos a disponibilidade e gentileza que dispensar ao assunto e encontramo-nos sempre ao dispor para, através deste email, esclarecer quaisquer dúvidas que o presente suscite.

Com os melhores cumprimentos

A Direção