A Universidade Europeia, EUNICE (European University for Customised Education), lançou uma oferta de inovação pedagógica, para o pessoal docente das universidades do consórcio, focada nos desafios do ensino em campus multicêntrico.

Estas ofertas de inovação pedagógica para 2024-2025 incluem cursos, webinares e workshops, concebidos para capacitar os professores das universidades parceiras da EUNICE com ferramentas e conhecimentos úteis e atualizados para melhorar o seu ensino online para estudantes de toda a Europa oferecidos pelas universidades integradas na aliança.

Desde o domínio de plataformas de ensino online até à exploração de modelos de ensino inovadores e ao reforço da comunicação intercultural, esta oferta visa dotar os professores de mais competências para o panorama educativo específico da aliança. Esta oferta junta-se a uma aposta mais geral das várias escolas do IPV na formação pedagógica dos docentes.

As primeiras workshops, a decorrer em setembro e outubro, são oferecidas pela Universidade de Vaasa, na Finlândia, e têm como tema o conhecimento aprofundado das plataformas Zoom e Teams.

As inscrições estão abertas para as workshops e para o curso online, sob o lema “Empower yourself as a lecture”, e decorrem entre 30 de setembro e 10 de novembro do presente ano.

Também o Instituto Politécnico de Viseu está a oferecer duas workshops incluídas nesta oferta. A primeira oficina de formação oferecida pelo IPV, a decorrer em fevereiro do próximo ano, diz respeito à ‘Integração do intercâmbio virtual no ensino superior: Estratégias de Colaboração Transfronteiriça’. A segunda, a decorrer em abril do próximo ano, ensina ‘Como fazer um Podcast de não-ficção’.

São bons exemplos da articulação entre ferramentais pedagógicas mais práticas e os eixos que orientam o ensino na EUNICE – interculturalidade, inovação e sustentabilidade. Espera-se que o catálogo de ofertas do IPV cresça, ainda este ano.

Pode saber mais e inscrever-se na oferta pedagógica no site da EUNICE na página ‘Training on Pedagogical Innovation’: https://eunice-university.eu/pedagogical-innovation-training/.