As Instituições de Ensino Superior portuguesas são avaliadas em períodos regulares pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES.

O atual processo de avaliação do Instituto Politécnico de Viseu, iniciado em março de 2023, termina agora com a notificação sobre a atribuição de uma validade da sua acreditação por um período de 6 anos, o máximo possível de conceder.

Segundo o Presidente do IPV, José dos Santos Costa, o IPV é merecedor da distinção concedida e reflete o sério compromisso de toda a comunidade académica com a política da qualidade e com os valores institucionais.

A avaliação institucional ocorre de 6 em 6 anos e incide sobre a estratégia e modelo de governo, sobre o ensino, a investigação e transferência de conhecimento, a internacionalização e cooperação e sobre os recursos disponíveis (recursos humanos – docentes, investigadores e técnicos, administrativos e gestores, instalações e equipamentos e sustentabilidade institucional). Para além destes assuntos, foi solicitado que cada instituição desenvolvesse um tema à sua escolha, tendo o IPV optado pelos valores assumidos na instituição no que diz respeito à democracia, ao diálogo, ao respeito mútuo e à transparência, que definem a área da responsabilidade social como um pilar transversal a toda a academia.

De notar que esta avaliação visa capacitar as instituições na apreciação do seu desempenho, em comparação com os padrões e linhas de orientação para a garantia da qualidade no espaço europeu do ensino superior (ESG – standards and guidelines for quality assurance in the european higher education area), identificando pontos fortes e fracos, instâncias a necessitar de desenvolvimento, e prestando regularmente informação fundamentada à sociedade. Uma prática promotora da qualidade das instituições, e facilitadora do reconhecimento de graus e de mobilidade no seio da Europa.

Os aspetos acima referidos são descritos num relatório de autoavaliação (bilingue – português inglês), servindo este como base a todo o processo de avaliação institucional. O relatório do IPV foi elaborado entre março e junho de 2023, tendo sido submetido a diversos órgãos (Conselhos Pedagógicos e Técnico-Científicos, Conselho Académico, Conselho de Avaliação e Qualidade e Conselho Geral) para recolha de parecer, garantido a participação de toda a comunidade académica no processo, antes da submissão final, realizada em 29 de junho de 2023.

A 29 de novembro de 2023, exatamente 5 meses após a submissão, o IPV recebeu a visita da Comissão de Avaliação Externa da A3ES, a quem coube verificar e confrontar os parâmetros constantes no relatório apresentado, num périplo de 11 reuniões, realizadas com diversos atores da comunidade académica e externos a ela. Foram convocados 111 intervenientes, incluindo membros da autoridade máxima e de órgãos da instituição e das unidades orgânicas, equipa do relatório de autoavaliação, docentes, pessoal técnico, administrativo e de gestão, estudantes, diplomados e outras partes interessadas (stakeholders). Após a visita foi emitido um relatório pela Comissão de Avaliação Externa da A3ES, documento-base da decisão agora tomada pelo Conselho Administrativo da A3ES, traduzida em termos de acreditação e respetivo período de validade.

Mais informação em https://ipv.pt/avaliacao-externa/.