O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) regista, para o ano letivo de 2024/2025, maior taxa de colocação em comparação com o ano anterior. Atualmente, o IPV foi a terceira Instituição de Ensino Superior que mais cresceu, percentualmente, em termos de colocações, e o número de colocados e inscritos atingiu níveis que confirmam que a escolha pelo IPV foi, de facto, a desejada por muitos candidatos.
É de salientar que o IPV se encontra numa região com menor densidade demográfica, o que torna ainda mais significativo o facto de ter preenchido, na maioria dos cursos, as vagas logo na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Este é um marco notável no panorama do ensino superior português.
Segundo o presidente do IPV, José Costa, “a instituição já esperava crescer em número de alunos, este ano, e isso concretizou-se. O Instituto Politécnico de Viseu, cada vez com dimensão mais internacional, tem vindo a crescer em termos de novos alunos, consecutivamente, nos últimos três anos, e este ano estávamos naturalmente esperançosos de que esta procura crescente se viesse a confirmar novamente“. O presidente acrescentou ainda que o IPV é uma “instituição aberta ao mundo na proveniência de alunos, nacionais e internacionais, tanto através das vias profissionalizantes como de outras vias de formação“.
O IPV, tem consolidado e crescido no número de estudantes, reforçando a sua importância no ensino superior. Este crescimento acarreta uma grande responsabilidade, uma vez que a instituição precisa de manter este nível no futuro. No entanto, um enorme desafio, que temos de vencer, é criar mais e melhores condições de atratividade dos novos estudantes e fidelização de todos os diplomados para a formação ao longo da vida.