A cidade de Viseu foi a escolhida para receber o evento mundial ‘World Cheese Awards, uma competição que pela primeira vez se realizou em Portugal e que juntou mais de quatro mil queijos em competição. O Instituto Politécnico de Viseu também esteve envolvido no evento, nomeadamente com a participação de estudantes voluntários, a realização de uma reportagem para a Universidade Europeia EUNICE e, enquadrado no projeto BCheeSE, a realização de uma conferência internacional e uma exposição temática sobre a fileira do Queijo Serra da Estrela DOP.
De acordo com Cristina Barroco, Pró-Presidente para a Ligação à Comunidade e Transferência de Conhecimento do Instituto Politécnico de Viseu, “a integração dos alunos numa organização desta dimensão complementa a sua formação académica e reforça competências práticas”.
Os estudantes desenvolveram funções na organização das mesas dos queijos a concurso, receção dos júris e do público, guia de convidados, ajuda na tradução da língua inglesa para português e recolha dos queijos para a inceneração e para a caridade.
Esta ideia é reforçada por uma das estudantes voluntárias, Rafaela Paiva, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego que refere que a nível pessoal, aprendeu que “apesar do receio de experimentar coisas novas, o resultado dessas experiências pode ser bem melhor do que se imagina”. A nível profissional, uma das aprendizagens foi o facto de as equipas serem formadas por “diferentes tipos de pessoas, com personalidades diferentes e formas de trabalho diferentes”, mas que para “alcançar um objetivo em comum é possível trabalhar em conjunto”.
Da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), a estudante Lara Ferreira relata que foi uma experiência “incrível” e que, sendo do curso de Publicidade e Relações Públicas conseguiu “ter a oportunidade de ver como são os backstages de um evento de nível mundial”, o que lhe permitiu ter uma “noção de como tudo funciona”.

Cristina Barroco acrescenta ainda que a “experiência ganha em grandes eventos é valorizada no mercado de trabalho e pode ser um diferencial importante no currículo dos alunos” e que o envolvimento em eventos como este “permite expandir a visão, interagir com culturas diversas e aumentar a confiança” dos estudantes.
Ainda sobre a experiência dos estudantes no ‘World Cheese Awards’, Viviane Pereira da licenciatura de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu partilha que para além de ter sido uma “experiência altamente enriquecedora”, permitiu-lhe “fazer parte de um ambiente dinâmico, onde o trabalho em equipa prevaleceu, tanto com produtores e especialistas de diversas partes do mundo, como com a equipa organizadora”.
Rodrigo Fernandes, também da licenciatura de Turismo, confessa que fazer parte da organização do World Cheese Awards foi uma das “oportunidades únicas” da sua vida, acrescentando que foi “sem dúvida uma grande oportunidade de trabalho multidisciplinar com uma equipa única que, do primeiro ao último dia se dedicou e trabalhou em prol do sucesso de um evento tão importante”.
Estudantes do Mestrado de Comunicação Aplicada da ESEV, juntamente com dois membros do Gabinete EUNICE (European University for Customised Education) do IPV, realizaram uma reportagem do evento que posteriormente será divulgada a nível europeu pelos parceiros da aliança com o objetivo de partilhar informações sobre o evento, as suas particularidades e a sua organização. Para além disso, ao divulgar este evento pela aliança fortalece-se ainda a valorização cultural deste evento.
Durante o evento, no âmbito do projeto BCheeSE, realizou-se a conferência internacional “Serra da Estrela Cheese value chain – from tradition to innovation and tasting”, debruçando-se sobre a fileira do Queijo Serra da Estrela (QSE) e o papel que o projeto pode ter na sua dinamização, pela valorização dos produtos e agentes do setor (pastores e queijeiras).
O projeto BCheeSE, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende, segundo o seu coordenador, Jorge Oliveira, Professor do Instituto Politécnico de Viseu, “valorizar a produção e os produtores e incrementar o controlo da garantia da qualidade e autenticidade do Queijo Serra da Estrela, procurando alavancar todo o setor, desde o trabalho do pastor até à qualidade do leite e do queijo”.
A conferência teve como objetivo partilhar conhecimentos com os participantes sobre o queijo da Serra da Estrela, um queijo regional e que contém particularidades interessantes para os amantes de queijos.

Share This