O projeto de investigação desenvolvido pela Universidade Europeia EUNICE, denominado de REUNICE teve como objetivo alinhar os recursos de investigação e inovação no seio da aliança, de modo a construir colaborações eficazes entre a ciência e a sociedade de formas inovadoras.

Os resultados do projeto foram apresentados durante a reunião final organizada pela Universidade de Tecnologia de Poznan (PUT), na Polónia, no dia 24 de outubro.

Após três anos de trabalho, este projeto estabeleceu os pilares fundamentais para desenvolver ações conjuntas em parcerias de investigação e industriais.

O líder do projeto REUNICE, Michał Weissenberg, apresentou as realizações mais recentes do projeto, como o acompanhamento profissional para candidaturas a bolsas MSCA; a criação de uma Carta de Comunicação Inclusiva e a plataforma de Ciência Aberta baseada em IA e blockchain para conectar investigadores e promover a colaboração, atualmente em teste.

O evento constituiu uma oportunidade para analisar os próximos passos a dar para garantir a sustentabilidade das iniciativas REUNICE, que serão assumidas pela EUNICE European University no âmbito do projeto EUNICE4U Erasmus+.

Durante o dia, dois oradores convidados proferiram palestras: Marek Zmuda, arquiteto de segurança de sistemas da Intel Corporation, na sessão “Cooperação com as comunidades académicas”, salientou as vantagens para as empresas e para as universidades de estabelecer ligações que vão desde o acesso a cientistas de alto nível e a tecnologias de ponta, a benefícios para a reputação ou ao impacto nos programas educativos.

A Professora Anna Kobusinska da PUT falou sobre “Desmistificar o poder do blockchain: dos conceitos fundamentais à aplicação”. Referiu o potencial desta tecnologia para ser aplicada em ambientes académicos, por exemplo, para o pagamento de propinas (criptomoeda) ou para a verificação de resultados académicos (contratos inteligentes).

Durante os seus 3 anos de atividade, a REUNICE tem vindo a explorar múltiplos focos, como uma estratégia de recursos humanos para investigadores, estágios para fins de investigação, um vasto leque de formações e workshops para estudantes de doutoramento e investigadores e eventos de divulgação científica, como a exposição itinerante de fotografia científica “O invisível revelado” que terá edição portuguesa a partir de 5 de novembro no Foyer da Aula magna do IPV.

As iniciativas e as aprendizagens do projeto REUNICE continuarão a ser trabalhadas e desenvolvidas no projeto EUNICE4U.

 

Share This