O Instituto Politécnico de Viseu participou, entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025, na missão internacional de benchmarking em inovação a Barcelona, realizada no âmbito do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro. A missão contou com a participação de Marta Aido, do Gabinete de Transferência de Tecnologia do IPV, que integrou a comitiva regional. 

Durante quatro dias, a delegação visitou instituições de referência do ecossistema catalão de inovação, entre as quais o Eurecat – Centro Tecnológico da Catalunha, a Rambla da Inovação da Esade, a Fundação “La Caixa” e o EIT Health Spain. A missão incluiu também encontros com fundos de investimento e capital de risco, bem como com entidades públicas e tecnológicas, entre as quais o Departamento de Investigação e Universidades da Catalunha (DREU) e a AgriTech.

A participação do IPV nesta missão reforça o seu papel como agente ativo de inovação e transferência de tecnologia, contribuindo para aproximar o conhecimento científico do tecido empresarial e promover o posicionamento internacional da Região Centro como polo de inovação de referência.