Entre os dias 31 de março e 2 de abril, o Instituto Politécnico de Viseu recebeu a Assembleia Geral da Universidade Europeia EUNICE (European University for Customised Education), um evento que acontece duas vezes por ano e que reúne os reitores das dez instituições parceiras e as suas equipas.
Na sessão plenária, o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José dos Santos Costa afirmou que a “assembleia geral não é apenas uma reunião, é uma oportunidade para estabelecer um diálogo significativo para trocar ideias e para reforçar a nossa dedicação aos valores fundamentais que definem o panorama académico europeu”.
José dos Santos Costa concluiu dizendo que “a nossa aliança de dez instituições é mais do que uma simples rede: é uma visão partilhada, um compromisso de trabalhar em conjunto para além das fronteiras, disciplinas e culturas. Ao combinarmos os nossos conhecimentos, recursos e aspirações, criamos um ecossistema académico que não só promove a excelência, como também defende os princípios da democracia, diversidade e sustentabilidade”.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, marcou também presença na sessão plenária e referiu que o “governo português está muito comprometido com o suporte destas alianças”, acrescentando que, apesar de até agora o “governo não ter dedicado dinheiro específico para estas alianças, está na altura de mudar isso”.
“A universidade europeia EUNICE é um exemplo do que a Europa pode obter desta cooperação [entre países] e Portugal tem sido um participante muito ativo na iniciativa das universidades europeias”, acrescentou.
O Presidente da Universidade Europeia EUNICE, Abdelhakim Artiba afirmou que é preciso “construir uma universidade que descreveria como uma universidade de realização, uma universidade em que os estudantes se apropriam dos valores e da cultura europeus, uma universidade que sabe como cultivar os seus talentos académicos, artísticos e desportivos”. A Universidade Europeia “cultiva a alteridade, reforça a igualdade de oportunidades e continua a inovar e a abrir-se”, sublinhou.
Durante os dias da assembleia, os representantes máximos das universidades membros da EUNICE aprovaram a composição do painel de especialistas que irá aconselhar o consórcio da EUNICE na concretização dos seus objetivos até 2027.
Os estudantes do Instituto Politécnico de Viseu tiveram um papel importante durante os três dias da Assembleia Geral da EUNICE, nomeadamente desenhando a imagem do evento, organizando o programa cultural, assim como prestando apoio logístico às várias fases do evento e na cobertura fotográfica e videográfica.
A Assembleia Geral da EUNICE reuniu vários órgãos e grupos de trabalho da aliança no Instituto Politécnico de Viseu, incluindo Reitores, Vice-Reitores para a Investigação, o Board of Directors da EUNICE, e o EUNICE Student Advisory Board, no qual dois estudantes do IPV são membros, bem como os grupos de trabalho relacionados com a gestão do projeto, a excelência pedagógica, a mobilidade e a aprendizagem experiencial. Mais de uma centena de pessoas puderam reunir e tomar decisões importantes para o futuro da aliança.