Decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) a reunião do Conselho Geral da instituição, tendo como ponto único na ordem de trabalhos a eleição do presidente do IPV.
José Santos Costa, atual presidente do Instituto, foi o único candidato ao mais alto cargo da instituição e foi reconduzido por unanimidade.

Durante a sessão, o presidente reeleito apresentou o seu programa para um novo mandato, que agora se inicia com múltiplos e exigentes desafios, entre os quais se destacam o aumento do número de estudantes e a consolidação da internacionalização do IPV.

No ano de 2020, o IPV contava com 6.110 estudantes, hoje são 6.674 — um número que nos orgulha, mas que não nos satisfaz. O nosso objetivo é atingir cerca de 8.000 estudantes até 2030”, afirmou José Santos Costa no seu discurso.

O presidente apontou ainda os principais eixos estratégicos para o futuro do Instituto:

A ligação à comunidade é para reforçar e fidelizar, tornando o IPV o topo da pirâmide do sistema educativo da região, respondendo de forma eficaz às necessidades e expetativas dos jovens. A investigação é, cada vez mais, uma aposta e uma exigência do ensino superior em Portugal, e o IPV está nesse caminho. Quanto à internacionalização, a integração na aliança EUNICE representa uma grande conquista, colocando-nos na linha da frente das universidades europeias. Num mundo em que a mobilidade é uma realidade incontornável, temos condições para acolher estudantes da lusofonia e, simultaneamente, proporcionar aos nossos alunos experiências e vivências noutros países.”

Já perto do final da intervenção, o presidente do IPV destacou ainda a proposta de alteração da designação institucional de Instituto Politécnico para Universidade Politécnica como uma “grande vitória”, a consumar-se futuramente.

A recondução do Professor José Santos Costa representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, pautado pela dedicação, visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento do Instituto Politécnico de Viseu, afirmando-o como uma referência no ensino superior nacional e no reforço da sua ligação à comunidade envolvente.

 

 

PERFIL DO PRESIDENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

José Santos Costa é professor na Escola Superior de Saúde de Viseu. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca, é também mestre em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Católica.