Comunidade SASocial em Viseu

A plataforma SASocial é o resultado visível do trabalho dos SAS dos Institutos Politécnicos de Bragança, Cávado e Ave, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, que motivados pela necessidade de modernizar os serviços prestados aos estudantes do ensino superior, decidiram desenvolver esta plataforma informática, constituída por 27 microserviços, que promete revolucionar a qualidade dos serviços sociais prestados aos estudantes e que representou um investimento conjunto de 3,8 milhões de euros, cofinanciados pelo SAMA (Sistema de Apoio à Modernização Administrativa).

Com a conclusão da execução física e financeira do projeto, os parceiros consideram fundamental não desperdiçar os recursos tecnológicos desenvolvidos, bem como o conhecimento criado e potenciar os modelos e processos concebidos, disponibilizando a plataforma em regime de código aberto para outras instituições do setor.

Além disso, os nove politécnicos parceiros fundaram a Comunidade SASocial* com a missão de unir esforços para melhorar a qualidade dos serviços sociais de apoio aos estudantes e, desta forma, tornar o ensino superior mais acessível, inclusivo e com maior potencial de criação de valor social.

Foi neste âmbito que reuniram no IPV no dia 11 de novembro os vários parceiros e três instituições convidadas para discutir entre outros temas a metodologia para a adesão de novos membros à comunidade SASocial e o planeamento para organização da Cimeira Social 2023.

*A comunidade SASocial, tem disponível, desde o dia 1 de outubro de 2022, a possibilidade dos SAS de Instituições de Ensino Superior portuguesas se associarem a esta comunidade, sem qualquer custo, sendo que para isso apenas necessitam de descarregar a plataforma através da página www.sasocial.eu e solicitar o acesso ao repositório do software.