Nos passados dias 18 e 19 de janeiro, o Instituto Politécnico de Viseu integrou os trabalhos do Work Package 5 da EUNICE (European University for Customised Education) incluído no projeto EUNICE4U, reunião que decorreu na Universidade de Cantabria, em Santander.

Este Work Package específico está relacionado com a Comunicação, Impacto e Disseminação da EUNICE, temas importantes no quotidiano e para a divulgação da aliança a nível local e internacional.

Durante os dois dias, as várias equipas que constituem estas áreas de trabalho puderam trabalhar em conjunto para conseguirem estabelecer o percurso na nova fase da EUNICE que iniciou no dia um de novembro de 2023. Na equipa de Informática e Tecnologia esteve presente o Professor Rui Pedro Duarte do Departamento de Informática da Escola Superior de Gestão de Viseu (ESTGV) e na equipa de comunicação esteve a Communication Officer do Gabinete EUNICE, Maria Lobo.

Na abertura oficial da reunião, o Reitor da Universidade de Cantabria, Ángel Pazos destacou a importância da criação de serviços para suportar o crescimento da EUNICE, referindo que “o que não é comunicado, não existe” e que a comunicação é essencial para o sucesso da Universidade Europeia EUNICE.

Ainda na manhã do primeiro dia de trabalhos foi apresentado o projeto neste momento em vigor, a EUNICE4U destacando os três principais pilares: oferta formativa, valores mundiais e europeus, e investigação e transferência. Em cada um deles, foram explicadas as atividades e tarefas desenvolvidas e projetados os próximos passos a realizar.

Tendo em conta que a área de trabalho “Communication, Impact and Dissemination” é transversal a toda a aliança e ao projeto, para além de ter sido detalhadamente apresentada, foi ainda possível analisar as atividades e tarefas realizadas até à data e os objetivos que se prevê atingir até 2027, ano de conclusão do projeto.

Com principal destaque os objetivos futuros são a continuação de atividades de comunicação e disseminação, a uniformização das plataformas e do seu acesso, o aumento da capacidade de apoio técnico central, a criação de um Comité Diretivo de Comunicações e a realização de uma avaliação sumativa da EUNICE4U.

Neste encontro estiveram presentes as equipas de Communication, IT e Impact & Dissemination, bem como os Diretores de Comunicação das universidades que integram o consórcio da EUNICE, pelo IPV esteve presente a Pró-Presidente para a Comunicação Estratégica, Professora Luísa Augusto.

A nova proposta de trabalho da EUNICE até 2027 é financiada pela Comissão Europeia em mais de 14,4 milhões de euros e baseia-se nos valores da inovação, sustentabilidade e inclusão.