A Universidade Europeia EUNICE (European University for Customised Education) realizou nos passados dias sete e oito de dezembro em Bruxelas a reunião de arranque da sua segunda fase, que decorre de 2023 a 2027. A reunião incluiu o Conselho de Diretores, representantes das dez universidades membros, a recém-empossada Secretária-Geral e a equipa de gestão do projeto, todos convergindo para lançar as bases para os próximos quatro anos de evolução e trabalho comum.

O objetivo do consórcio é oferecer percursos educativos únicos e personalizados aos estudantes, fomentando abordagens interdisciplinares para resolver questões complexas da universidade e da sociedade, e colaborar com parceiros locais para melhorar o dinamismo regional. Para o efeito, o plano 2023-2027 apresenta três linhas de ação principais para transformar o ensino superior: o desenvolvimento de uma oferta académica conjunta e de um portefólio de competências; a promoção da aprendizagem experencial e o reforço da mobilidade dos estudantes e do pessoal; e a aproximação entre a universidade, as empresas e a sociedade através da investigação.

Formação

No âmbito da área de trabalho “Academic and Wider Competence Development Offerings”, a EUNICE já oferece um catálogo diversificado de cursos de línguas e disciplinas online das suas dez instituições parceiras. Atualmente, está a testar um Certificado em Competências Globais para estudantes que consta do Suplemento Europeu ao Diploma, juntamente com o desenvolvimento de dois programas oficiais de mestrado cujo lançamento está previsto para os próximos anos letivos.

Aprendizagem experencial

Para além das atividades culturais que têm vindo a ser organizadas (Semanas EUNICE) e indo além dos domínios de aprendizagem convencionais, esta nova fase verá a adição de ações que estão dedicadas ao envolvimento dos estudantes, tais como clubes de estudantes, campos de férias, mobilidade sustentável, entre outras.

Investigação

Com o objetivo de reforçar os laços de investigação e em ligação com a sociedade e as empresas, o consórcio já realizou atividades como a Escola de Verão de Doutoramento (através do projeto irmão H2020 REUNICE) ou atividades de formação (EUNICE C-Lab) e competições (EUNICE Imagine Cup) relacionadas com o empreendedorismo. Além disso, a EUNICE tem um portal que anuncia estágios internacionais em empresas, mas também acolhe estágios de investigação em instituições parceiras da EUNICE. Nesta nova fase, será dada uma nova ênfase à cooperação no domínio da investigação, por exemplo, através de orientação de teses de doutoramento, do acesso a serviços técnico-científicos ou da criação de clubes de investigação.

A nova proposta de trabalho da EUNICE até 2027 é financiada pela Comissão Europeia em mais de 14,4 milhões de euros e baseia-se nos valores da inovação, sustentabilidade e inclusão.

A EUNICE foi criada em 2020 como uma aliança transnacional com uma agenda de ensino superior transformadora: o foco continua a ser a criação de sinergias, ligando as regiões europeias e desempenhando um papel fundamental na capacitação dessas regiões através da inovação colaborativa e do desenvolvimento de profissionais globalmente competentes, preparados para impulsionar o crescimento local.

Atualmente, dez universidades públicas fazem parte do consórcio: Universidade de Tecnologia de Brandemburgo Cottbus-Senftenberg (BTU), Universidade de Cantábria (UC), Universidade de Catânia (UNICT), Universidade de Tecnologia de Hauts-de-France (UPHF), Universidade de Karlstad (KAU), Universidade de Mons (UMONS), Universidade do Peloponeso (UOP), Universidade de Tecnologia de Poznan (PUT), Universidade de Vaasa (UVA) e Instituto Politécnico de Viseu (IPV).