No âmbito do Projeto “Viver o Rio Paiva” do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, professores do Instituto Politécnico de Viseu estão a coordenar a avaliação da qualidade da água do Rio Paiva, no troço que atravessa o concelho de Castro Daire.

Na Campanha de Monitorização do Inverno, recentemente realizada, após uma ação de sensibilização e formação, alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, efetuaram a monitorização inicial da qualidade da água daquele que já foi considerado “o Rio menos poluído da Europa”.

No Rio Paiva foram selecionados três pontos de amostragem: à entrada do concelho de Castro Daire (próximo de Covelo de Paiva), num local intermédio (Praia Fluvial de Folgosa) e à saída do Concelho (Praia Fluvial de Cabril).

Sob supervisão de Professores do Instituto Politécnico de Viseu, os alunos – quais engenheiros do ambiente por um dia – efetuaram amostragens e medições de parâmetros da qualidade da água, como o oxigénio dissolvido, através de sondas eletroquímicas. Foram ainda realizados levantamentos fotográficos e medições meteorológicas.

As amostras de água seguiram para os laboratórios do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), onde foram analisados mais parâmetros físico-químicos e microbiológicos.

Na futura Campanha de Monitorização da Primavera, a realizar no mês de maio, depois de efetuarem a monitorização e de receberem alguma formação na ESTGV, os alunos do secundário – quais cientistas por um dia – colaborarão na execução experimental das análises às amostras de água do Rio Paiva.

Para o tratamento de resultados e avaliação da qualidade da água do Rio Pavia, será utilizada uma metodologia inovadora desenvolvida por professores do curso de Engenharia do Ambiente da ESTGV, anteriormente já aplicada em projetos de parceria científico-pedagógica estabelecidos com escolas da Região.

No final de maio, serão publicamente apresentados os resultados na Escola Secundária de Castro Daire.

As Alterações Climáticas são uma realidade! Na região de Viseu e em Portugal, a quantidade e a qualidade da água dos rios, são particularmente sensíveis.

O atual período de Seca parece ser só mais um sinal.

Este tipo de ação, mais uma de estreita interação do Instituto Politécnico de Viseu com a Região, a comunidade e as suas instituições, promove a sensibilização dos jovens para a preservação do meio ambiente e da água, incentiva o espírito crítico, o conhecimento científico e a aplicação de técnicas, através da concretização de trabalhos de campo e de procedimentos em laboratórios tecnologicamente avançados, como aqueles que o Departamento de Ambiente da ESTGV dispõe.

O projeto “Viver o Rio Paiva”, que se tem desenvolvido nos últimos anos, é uma contribuição do Agrupamento de Escolas de Castro Daire para se conhecer melhor o Rio Paiva, o território envolvente, a ecologia e a qualidade da sua água, assumindo o Rio Paiva como um esteio natural do concelho de Castro Daire e da Região, que urge conservar e valorizar!

Para informações complementares contactar:
Pedro Baila Antunes (PV); email: baila@estgv.ipv.pt; tel.: 965218244
Vítor Coelho (AECD); email: vitorcoelho@aecastrodaire.com; tel.: 963294964

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This