Nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro teve lugar no IPV a reunião de Kickoff do Projeto COBLAGES – Using Community-Based Learning to Prepare Higher Education Students for an Ageing World, financiado pela EU – ERASMUS+ com o montante de 250.000€. Este projeto é coordenado pelo IPV, com uma equipa de docentes/investigadores da ESEV e tem como parceiros a APROXIMAR – Cooperativa de solidariedade social, CRL, de Portugal, a Universidade de Vigo, Espanha, a EASI – European Association for Social Inovation, da Roménia, a Universitatea de Vest din Timisoara, da Roménia e a Ankara Bilim Üniversitesi, da Turquia.

A equipa do IPV, constituída pelas Professoras Maria João Amante, Lia Araújo, Susana Fonseca e Cátia Magalhães conduziram a reunião que teve como objetivo a definição de procedimentos e calendário para que as atividades previstas no projeto possam ser replicadas nos parceiros.

O objetivo do COBLAGES é criar uma metodologia de aprendizagem baseada na comunidade que permita aos professores do Ensino Superior, gestores comunitários e representantes de estudantes dos 4 países parceiros apoiar a cooperação intergeracional entre jovens e pessoas idosas.

O projeto termina em 2026 e tem como meta a criação de uma metodologia e um Guidebook que possam permitir a reutilizações noutras instituições de ensino superior.