O Instituto Politécnico de Viseu recebeu os membros do “WOMEN IN SPORT: GENDER RELATIONS AND FUTURE PERSPECTIVES” (WOMEN-UP), projeto financiado pela EU – ERASMUS+ com o montante de 400 mil euros. Coordenado pela Fundación Universitaria San António / Universidade Católica de Múrcia (Espanha), este projeto integra as instituições Champions Factory Ireland Limited (Irlanda), Unione Italiana Sport Per Tutti (Itália), Institute Co.Ri. – Comunicazione & Ricerca (Itália), University of Thessaly (Grécia), Pamukkale University (Turquia), Collective Innovation (Noruega) e o Politécnico de Viseu, tendo estado presentes 18 investigadores. Os trabalhos foram coordenados pelos professores Antonino Pereira, Francisco Mendes e Abel Figueiredo, em articulação com os colegas da Universidade Católica de Múrcia. Neste encontro fez-se o balanço das etapas e procedimentos desenvolvidos nos últimos meses, bem como a planificação e calendarização das atividades a desenvolver.

Este projeto, com final previsto para 2024, tem como objetivos: conhecer as barreiras à participação do género feminino no desporto; sensibilizar agentes desportivos (treinadores, dirigentes, gestores e professores de Educação Física) acerca das questões de equidade e igualdade de género; e gerar recursos (físicos e eletrónicos) que permitam capacitar os futuros profissionais para intervir eficazmente nesta área.