Entre 10 e 12 de abril decorreu no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a Assembleia Europeia de Estudantes (ESA), que juntou mais de duas centenas de estudantes de instituições envolvidas em 41 alianças de universidades europeias para debater 11 temas essenciais para a Europa.

A Universidade Europeia EUNICE (European University for Customised Education), da qual o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) faz parte, esteve representada por três estudantes: Maria Luiza Cardoso do IPV, Javier Montes da Universidad de Cantabria (UC) e Ilyas Sezgin da Université de Mons (UMONS) e por dois membros do staff, Maria Lobo do IPV e Daniel Quiroga da University Polytechnic Hauts-de-France (UPHF).

Para Javier Montes, membro do painel 7 – “European heritage”, a European Student Assembly, foi “uma das experiências mais fantásticas” da sua vida, uma vez que teve “oportunidade de conhecer outras pessoas com opiniões diferentes sobre a União Europeia e sobre a educação”, algo considerado pelo estudante como “muito importante para evoluir como pessoa”.

A estudante do IPV confessa que, na sua opinião, o mais importante da ESA foi “criar propostas para a Europa toda”, sendo “tão importantes para diversos temas, tais como, a educação, a sustentabilidade, a saúde e as eleições europeias”.

Uma das principais aprendizagens que Ilyas Sezgin absorveu da European Student Assembly foi que os “estudantes podem fazer parte da discussão destes temas” e que pode ter “impacto no futuro da Europa”.  O estudante refere também que “é mais difícil do que pode parecer estar numa assembleia a elaborar e votar propostas”, porque são “mais de 200 opiniões que têm de coincidir, algo extremamente difícil”.

No segundo dia do evento, as alianças presentes puderam participar na ‘Village of Alliances’, um encontro entre as universidades europeias e os estudantes, com o objetivo de divulgar e dar a conhecer todas as oportunidades de cada uma. Os membros das alianças tiveram ainda a possibilidade de reunir com a organização do evento e com um membro da comissão europeia, uma oportunidade para refletir sobre os maiores desafios das universidades europeias.

Os três estudantes que representaram a EUNICE sentem-se muito agradecidos por terem tido esta experiência de internacionalização e recomendam a todos os estudantes que se puderem candidatar.

Cada painel constituído por 20 estudantes, dois deles coordenadores, com a função de moderar as reuniões e discussões, trabalhou durante os meses anteriores à ESA na discussão e elaboração de propostas que foram votadas no último dia da assembleia.